Fukushima: sacos contendo resíduos radioativos são levados pelas inundações. Sacos contendo resíduos radioativos gerados pelos trabalhos de descontaminação após a crise nuclear de Fukushima em 2011 foram varridos do mapa devido as inundações, disseram neste domingo as autoridades na província de Fukushima.
Na cidade de Iitate, sacos contendo resíduos radioactivos recolhidos durante a limpeza após o desastre nuclear foram arrastados e alguns sacos podem ter vazado os seus conteúdos.
O Ministério do Meio Ambiente, disse, neste domingo, que 293 sacos de resíduos radioativos foram parar em um rio, dos quais 171 foram recuperados.
Enquanto isso, o número de casos fatais devido as inundações causadas pelas chuvas, sem precedentes, na semana passada, chegou a 7, nas províncias de Ibaraki e Tochigi.
Mais de 3.000 moradores da Joso, Província de Ibaraki Joso, permanecem sob evacuação após o rio Kinugawa ter transbordado na quinta feira devido as fortes chuvas, inundando cerca de 40 quilômetros quadrados e danificando a infra-estrutura da cidade, incluindo energia elétrica, comunicações e sistemas de abastecimento de água potável.
Das três mortes adicionais, reportadas domingo, duas foram confirmadas em Joso, uma cidade de 65.100 habitantes a cerca de 50 quilômetros ao norte do centro de Tóquio. Foi o primeiro relato de mortes na cidade, onde a polícia e equipes de resgate continuam a procurar por ar e terra, pois 15 pessoas ainda estão desaparecidas.
Os trabalho para restauração da energia elétrica e água estão em andamento. A Tokyo Electric Power Co, a empresa que serve a área, disse que tinha equipes trabalhando contra o relógio para corrigir falhas de energia elétrica.
O prefeito de Joso,r Toru Takasugi, fez um pedido de desculpas no domingos pelo atraso na emissão da ordem de evacuação, antes do rio Kinugawa ter transbordado.
“Eu peço desculpas. Nunca esperei que a barragem não fosse aguentar e não consegui informar os residentes em áreas onde não havia relatos sobre o rio estar subindo”, disse ele numa conferência de imprensa. A ordem de evacuação foi emitida para cerca de 350 famílias somente após o rio ter transbordado.
Os voluntários prestam apoio às vítimas que estão em abrigos, enquanto os residentes de áreas onde as águas já tinham baixado, voltam para casa para começar a limpeza.
As inundações também devastaram outras áreas e partes da regiões nordeste, incluindo a Província de Miyagi, no leste do Japão.
- Ramadã tem início na Indonésia e no Paquistão - 20 de fevereiro de 2026 12:15 am
- Guarda Costeira do Japão treina oficiais do Sudeste Asiático - 19 de fevereiro de 2026 11:40 pm
- Japoneses somem no Camboja e polícia teme golpes digitais - 19 de fevereiro de 2026 11:35 pm




















