29 C
Kóka
domingo, 20 julho, 2025 1:03: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Família em Aichi-Ken vive livre das contas de serviços público, utilizando lenha e energia solar

Família em Aichi-Ken vive livre das contas de serviços público, utilizando lenha e energia solar. Uma família na cidade de Toyota, Província de Aichi, está fazendo experiências com uma vida auto-suficiente, utilizando energia solar para gerar sua própria eletricidade, em vez de comprá-la, e lenha.

Desde que se mudou para a área montanhosa do distrito de Asahi, nove meses atrás, a família adotou vários métodos de conservação de energia, incluindo o uso de lenha, e tem conseguido evitar as despesas de consumo.

O projeto foi iniciado pelo professor Masao Takano da Escola Superior de Estudos Ambientais da Universidade de Nagoya.

Ele começou a estudar a possibilidade de viver apenas com energia natural depois de experimentar apagões no rescaldo da Grande Terremoto no Leste do Japão em Março de 2011.

Yuji Shimono, 45 anos, que trabalha em um escritório, e sua esposa, Tomoko, 38 anos, se ofereceram para participar do experimento em novembro.

O casal mudou-se para Toyota vindos da cidade de Chiryu, Aichi, juntamente com os seus dois filhos, Kako, de 7 anos e Masataka de 5 anos.

“No verão, o dia é mais longo, por isso é mais fácil de preparar o jantar. No inverno, eu tenho que começar às 4 da tarde “, explicou Tomoko enquanto prepara um pouco de comida.

Ao fundo, o som natural de pássaros enchem o ar enquanto ela prepara o jantar.

Tomoko cozinha na frente da área de entrada da casa, a fim de economizar eletricidade.

A família Shimono não possui geladeira, fogão ou panela de arroz. Em vez disso, Tomoko usa um nukakudo, um fogão portátil usado frequentemente para camping, cozinha arroz utilizando lenha de cedro japonês, folhas e joio.

“Nukakudo e a lenha são os dois itens mais essenciais em nossas vidas agora”, disse ela.

Ela armazena vegetais em uma prateleira perto da porta da cozinha, longe da luz solar.

A família considerou receber uma geladeira ecológica, mas decidiu contra no final.

“Para alimentos perecíveis, com um prazo de validade curto, como carne e peixe, nós os comemos no mesmo dia em que compramos”, explicou Tomoko.

A família também usa lenha para aquecimento e para água quente.

Uma vez que a temperatura está fresca nas montanhas, eles não precisam de ar condicionado no verão.

Eles só usam eletricidade para a máquina de lavar roupa, para carregar seus celulares e laptops, para a iluminação, descascador de arroz e de ferro de passar roupa.

Sua casa de um andar é feita de cedro japonês e cipreste e não está ligado a nenhuma linha de energia.

Além dos seis painéis solares instalados no telhado, gerando até 145 watts cada, eles também reservam cerca de 10 quilowatts por hora para os dias chuvosos.

Como qualquer outro familia, os Shimonos usavam uma geladeira e ar condicionado antes de iniciar esta experiência. No entanto, eles estavam conscientes da auto-suficiência, bem como, costurar algumas de suas próprias roupas e alimentar-se de seus próprios vegetais.

“É apenas uma questão de tempo para se acostumar (a este estilo de vida)”, disse Tomoko.

A quantidade de energia que pode ser armazenada em reserva é o equivalente a deixar ligado o ar condicionado durante todo o dia em uma casa normal.

A família Shimono conseguiu sobreviver a estação chuvosa esperando por dias de sol para fazer as tarefas domésticas, que ocupam uma grande quantidade de eletricidade, como lavar e passar roupas.

Eles consomem uma média de 300 watts por hora de cada dia de eletricidade, o que é 5 por cento do consumo doméstico normal no Japão e menos de metade da energia gerada pelos painéis solares.

“Aqueles que querem mudar para as montanhas tem que ser (consciente) de um estilo de vida ambientalmente amigável. Através deste projeto temos provado que as pessoas podem se alimentar de seus próprios legumes e arroz, e até mesmo gerar sua própria eletricidade, se quiserem”, disse Takano.

Tudo depende de como as pessoas querem viver a sua vida, o casal disse.

O número de pessoas que querem gerar sua própria eletricidade tem aumentado nos últimos anos.

De acordo com Shokan Otsuka, arquiteto e presidente do Jienegumi, baseado em Okayama, (Grupo de Energia Natural), que oferece consultoria sobre a auto-suficiência energética, 42 famílias em todo o Japão alcançaram a auto-suficiência com a sua ajuda desde que o grupo foi criado em março de 2013, com mais 13 em obras.

Otsuka mudou-se para Okayama, Província de Fukushima após o terremoto de 2011 e está promovendo a auto-suficiência energética para seus clientes desde então.

A maioria das pessoas que aceitam o seu projeto são aqueles que têm alto nível de consciência ecológica e “não querem usar a eletricidade de usinas de energia nuclear ou de empresas de serviços públicos de energia”.

Metade de seus clientes viver nas grandes cidades.

“A auto-suficiência não é limitada àqueles que vivem na zona rural. Qualquer pessoa pode alcançá-lo, enquanto se tem uma área para instalar o equipamento e bastante luz solar “, explicou Otsuka.

Fonte JapanTimes

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img