Polícia do Japão sob alerta devido a cisão no seio da máfia Yakuza

0

A polícia japonesa elevou o seu nível de alerta devido à cisão do grupo Yakuza Yamaguchi-gumi, a maior organização mafiosa do país, perante o risco de incidentes violentos entre os seus membros.

A Agência Nacional da Polícia do Japão ordenou aos agentes que reforcem ao máximo a vigilância, tendo presente que uma divisão familiar nas fileiras da Yazuka, em 1985, originou uma onda de crimes sangrentos, referiu a televisão estatal NHK.

Fundada em 1915, com sede no porto de Kobe, no sul do Japão, o Yamaguchi-gumi é o mais respeitado e temido dos grupos da Yakuza, que em 2014, conta com aproximadamente 23 mil filiados, numero que representa quase metade (43%) de todos os membros de seitas do país, segundo dados das autoridades japonesas.

A organização, com 12 grupos afiliados, encontra-se num processo de reestruturação pelo que as autoridades temem que mudanças possam vir a dar lugar a uma luta de poder.

Um processo idêntico ocorrido no seio da organização há três décadas provocou mais de 300 incidentes violentos entre os seus membros e grupos rivais, os quais resultaram em dezenas de vítimas.

Estes incidentes levaram o Governo a aprovar uma conhecida lei contra o crime organizado, em 1992, e desde então o número de crimes protagonizados por estes grupos tem diminuido.

Últimos posts por Anderson Yoshihara (exibir todos)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.