Japão expande missões diplomáticas no Brasil, Filipinas e Índia

0

Governo japonês decidiu expandir as suas representações diplomáticas no Brasil, Índia, Filipinas e Camboja, e estabelecer novas embaixadas nas Maurícias, Macedônia, Samoa e Albânia, segundo um projeto de orçamento aprovado hoje.

A medida pressupõe um reforço orçamental de 756.800 milhões de ienes (5.524 milhões de euros) para o Ministério dos Negócios Estrangeiros em 2016, e integra-se na estratégia do Executivo japonês de aumentar a sua influência no exterior.

“Queremos contar com um corpo diplomático que aporte uma perspetiva panorâmica a nível global”, destacou o ministro dos Negócios Estrangeiros japonês, Fumio Kishida, em conferência de imprensa.

O plano do Executivo japonês inclui a abertura de um novo consulado geral no Recife, cidade no nordeste brasileiro onde o Japão já tem um escritório consular, além de outras sete representações diplomáticas japonesas no Brasil.

O Japão vai também abrir consulados gerais em Cebu (Filipiinas), Bangalore (Índia), Siem Riep (Camboja), e novas embaixadas nas Maurícias, Macedônia, Samoa e Albânia.

Além do reforço orçamental de 10%, a expansão de missões diplomáticas levará à contratação de cerca de 150 trabalhadores para o serviço exterior, elevando para um total de 6.000 funcionários.

O Japão conta atualmente com 207 embaixadas e consulados gerais em todo o mundo, à quem de outros países como a Alemanha (226), China (250), França (252) ou Estados Unidos (258).

Últimos posts por Anderson Yoshihara (exibir todos)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.