Governo japonês decidiu expandir as suas representações diplomáticas no Brasil, Índia, Filipinas e Camboja, e estabelecer novas embaixadas nas Maurícias, Macedônia, Samoa e Albânia, segundo um projeto de orçamento aprovado hoje.
A medida pressupõe um reforço orçamental de 756.800 milhões de ienes (5.524 milhões de euros) para o Ministério dos Negócios Estrangeiros em 2016, e integra-se na estratégia do Executivo japonês de aumentar a sua influência no exterior.
“Queremos contar com um corpo diplomático que aporte uma perspetiva panorâmica a nível global”, destacou o ministro dos Negócios Estrangeiros japonês, Fumio Kishida, em conferência de imprensa.
O plano do Executivo japonês inclui a abertura de um novo consulado geral no Recife, cidade no nordeste brasileiro onde o Japão já tem um escritório consular, além de outras sete representações diplomáticas japonesas no Brasil.
O Japão vai também abrir consulados gerais em Cebu (Filipiinas), Bangalore (Índia), Siem Riep (Camboja), e novas embaixadas nas Maurícias, Macedônia, Samoa e Albânia.
Além do reforço orçamental de 10%, a expansão de missões diplomáticas levará à contratação de cerca de 150 trabalhadores para o serviço exterior, elevando para um total de 6.000 funcionários.
O Japão conta atualmente com 207 embaixadas e consulados gerais em todo o mundo, à quem de outros países como a Alemanha (226), China (250), França (252) ou Estados Unidos (258).
- Encerrada a 33ª Exposição de Artistas Estrangeiros em Nagoia - 5 de novembro de 2018 4:21 pm
- Editorial: Bolsonaro e a quebra de paradigmas - 29 de outubro de 2018 2:40 pm
- Resultado é comemorado com festa e fogos em frente à casa de Bolsonaro - 29 de outubro de 2018 2:04 pm




















