Colômbia e Venezuela convocam seus embaixadores

0

Colômbia e Venezuela retiraram seus embaixadores por causa das tensões na fronteira entre os dois países, segundo confirmaram o presidente colombiano, Juan Manuel Santos e a ministra venezuelana das Relações Exteriores, Delcy Rodriguez.

A violência na fronteira entre Venezuela e Colômbia foi causada pelo aumento do fluxo de migrantes e contrabandistas nas últimas duas semanas. Um ataque à patrulha fronteiriça colombiana que aconteceu em 20 de agosto forçou Bogotá a fechar a sua fronteira na semana passada.

“O presidente da República [colombiana] na quinta-feira ordenou o Ministério das Relações Exteriores a retirar o embaixador da Colômbia da Venezuela, Ricardo Lozano, para consultas”, diz-se no comunicado publicado no site do presidente Santos.

 

O anúncio veio 24 horas após Rodriguez com a sua colega colombiana, María Ángela Holguín, realizaram negociações tentando aliviar tensões.

Holguín também recebeu instruções do presidente da Colômbia para realizar a reunião extraordinária da União de Nações Sul-Americanas (UNASUR) para abordar o assunto de violações contra colombianos que tinham lugar na fronteira com a Venezuela. “Se deportam os colombianos em situação ilegal, que o façam, mas respeitando os seus direitos, porque são seres humanos, e não animais”.

Na quinta-feira, 20, três militares venezuelanos foram mortos por paramilitares colombianos na fronteira entre os dois países. Além dos militares mortos, havia um civil, também venezuelano. Em consequência, o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, comunicou ao presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, que a região de fronteira seria fechada por 72 horas. A reabertura deveria ter ocorrido no domingo, 23, porém Maduro decidiu estender a restrição. Além disso, o líder venezuelano mandou de volta para a Colômbia mais de mil imigrantes ilegais colombianos.

Leia mais: br.sputniknews.com

Últimos posts por Anderson Yoshihara (exibir todos)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.