Imagens: Divulgação
Para quem nunca saiu do Brasil, o terremoto não passa de uma palavra que descreve um fenômeno natural. Mas, em países onde eles são comuns, as catástrofes que um terremoto pode causar são enormes e um estudo sobre esses acontecimentos tem que ocorrer, para que as pessoas saibam como evitar grandes problemas.
No Japão, a segurança civil é levada muito a sério. Eles contam com bombeiros extremamente treinados e comunidades que ensinam as pessoas como reagir às situações de risco. O Ikebukuro Centro de aprendizado para a segurança da vida é um dos muitos centros que existem no país, entretanto ele pode ser considerado o mais efetivo de todos.
O centro, que disponibiliza aula para crianças que estão na escola até empregados de empresas, é uma extensão do centro de bombeiros de Tokyo. Ele possui dois andares com tudo que se possa imaginar, desde um anfiteatro para a exposição de vídeos educacionais até salas de fumaça para treinamento contra incêndio.
Mas, com toda certeza, o que mais chama a atenção é um simulador de terremoto (aberto ao público geral), onde ocorre o treinamento que visa à segurança das pessoas durante eventos desse tipo. O simulador é simples: Uma plataforma grande, com uma mesa e algumas cadeiras. Aparentemente, ele parece uma sala de reunião como qualquer outra, mas quando o instrutor coloca informações em um teclado touchpad próximo a plataforma, o cenário muda.
Com a sensação de quem está no epicentro do terremoto, a plataforma simula o evento de alguma data específica e com a intensidade do abalo sísmico registrado pelos computadores. Algumas pessoas chegam a ficar enjoadas, por causa da força que a plataforma balança. Mesmo não chegando perto do terror de um evento real, as pessoas podem ter uma noção de como é um terremoto de verdade, já que o simulador chega a ser chamado, por algumas pessoas, de aterrorizador.
Para quem tiver a oportunidade, ele está sempre aberto, mas possuem uma agenda bem cheia de excursões e treinamentos, então é melhor checar se existe a disponibilidade. As pessoas que conseguirem ir, também ganharão um treinamento especializado. Mesmo que no Brasil não tenha terremoto, é uma boa experiência para saber o que fazer quando estiver em um local em que ocorre esse tipo de evento.
Endereço: 2-37-8 Nishi-Ikebukuro | Ikebukuro Fire Station, Toshima 171-0021, Tokyo
Site: http://www.tfd.metro.tokyo.jp/hp-ikbskan/#_=_
- Encerrada a 33ª Exposição de Artistas Estrangeiros em Nagoia - 5 de novembro de 2018 4:21 pm
- Editorial: Bolsonaro e a quebra de paradigmas - 29 de outubro de 2018 2:40 pm
- Resultado é comemorado com festa e fogos em frente à casa de Bolsonaro - 29 de outubro de 2018 2:04 pm