No Japão, limpeza se aprende nas escolas. Durante a Copa do Mundo do Brasil em 2014 foi nas arquibancadas e não nos gramados que os japoneses mais chamaram a atenção do mundo.

Mesmo depois da sua seleção ter perdido a partida, torcedores japoneses segurando um saco plástico azul realizavam a coleta do lixo da arquibancada.

A torcida japonesa recolhia todo o lixo deixando limpa a arquibancada para ser ocupada pela próxima torcida.

Esse costume de limpar o próprio lixo na verdade é uma lição que faz parte dos ensinamentos da escola primária de todo o Japão. No Japão crianças da escola primária realizam a limpeza da escola diariamente.

Aprendem com 6 anos de idade a partir do primário que tudo que os alunos sujam tem que ser limpo por eles mesmo. E esse costume vem sendo assimilado como se fosse uma brincadeira com os colegas de classe.

Todos os dias após o horário da merenda escolar, os alunos tem quinze minutos para realizar a limpeza, os serviços já são pre determinados de acordo com calendário passado pelo professor que orienta onde cada grupo tem que realizar a limpeza nesse dia.

Foto dos alunos da escola primária Dyonan da cidade de Okazaki, Aichi-Ken, limpando a sala de aula.

Fotos: Marcelo Hide

 

Artigo anteriorChina põe em quarentena 64 pessoas que tiveram contato com infectado pelo Mers
Próximo artigoPipa de 700kg cai sobre a multidão em Shiga
Marcelo Hideyuki Date – Brasileiro, nasceu na cidade de Presidente Prudente, Estado de São Paulo, onde começou a carreira como repórter fotográfico no jornal Oeste Notícias. Ganhou destaque na mídia nacional com a cobertura dos conflitos agrários na região conhecida como Pontal do Paranapanema, realizando trabalhos para os jornais O Estado de S. Paulo, Folha de S.Paulo, O Globo e Jornal da Tarde, além das revistas Veja, Isto É e Época. Foi convidado a trabalhar como free-lancer fixo no jornal O Estado de S. Paulo, em São Paulo, onde ficou por dois anos. Voltou ao interior, trabalhou como editor de fotografia da revista Opção. Mora no Japão desde 2001, no Estado de Aichi, onde realiza trabalhos jornalísticos desde 2012, após obter a credencial internacional de jornalista. É colaborador da mídia de notícias FotosPublicas.com , Jornal Folha de S. Paulo (Folhapress), jornal O Estado de S. Paulo (Agência Estado), revista Nikkey News e o site Japão-online. Seu foco principal é divulgar a cultura e curiosidades do Japão e mostrar o que os brasileiros fazem aqui do outro lado do mundo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.