28.3 C
Kóka
quinta-feira, 31 julho, 2025 9:11: pm
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Terremoto no Nepal: cidade de tendas começa a brotar para os desabrigados

Acampamentos começam a surgir por Kathmandu para alojar os desabrigados pelo terremoto no Nepal, que segundo últimas informações pode ter matado cerca de 2.500 pessoas.

Muitos moradores da capital, Kathmandu, perderam suas casas como resultado do tremor e outros estão com medo de voltar – especialmente depois dos tremores pós-terremoto que atingiram a região no domingo.

Katmandu é tomada por tendas

Acredita-se que centenas de milhares de pessoas no centro do Nepal foram passar uma segunda noite ao ar livre. O terremoto também desencadeou avalanches no Monte Everest, que matou pelo menos 17 pessoas e feriu outros 61.

Os esforços para resgatar as vítimas sob os escombros dos edifícios derrubados em Kathmandu têm continuado.

Missões de resgate e ajuda já começaram a chegar para lidar com as consequências do pior terremoto que atingiu o Nepal nos últimos 80 anos.

A situação ainda é incerta em áreas remotas que permanecem isoladas ou de difícil acesso.

O terremoto de 7,8 graus na escala Richter atingiu a área central do Nepal entre Kathmandu e a cidade de Pokhara na manhã de sábado.

pânico renovado

Um forte tremor secundário foi sentido no domingo, no Nepal, Índia e Bangladesh, e mais avalanches foram relatadas perto do monte Everest.

O tremor de magnitude  6,7 graus teve o epicentro a  60 km (40 milhas) a leste de Kathmandu, fez com que pessoas saíssem correndo, em pânico, para terreno aberto na cidade.

A man hold the bandaged leg of a relative injured in the quake at a Kathmandu hospital 26/04/2015

Este tremor secundário derrubou algumas casas que tinham sido danificadas no terremoto inicial.

O Nepali Times disse que algumas pessoas que se aventuravam de volta para suas casas tinham decidido passar outra noite em tendas, as pessoas estavam usando todos os espaços abertos disponíveis incluindo playgrounds e pátios escolares, e até mesmo ilhas de tráfego.

Nos hospitais abalado pelos tremores, a equipe médicas mudaram seus pacientes e feridos para o lado de fora.

Os médicos do Kathmandu Medical College improvisaram uma sala de operações dentro de uma tenda, segundo a agência de notícias Reuters.

“Ambos os hospitais, privado e do governo, estão com de falta de espaço e estão tratando os pacientes fora, a céu aberto”, segundo o enviado do Nepal para a Índia, Deep Kumar Upadhyay.

People inspect the damage of the collapsed landmark Dharahara tower in Kathmandu 25/04/2015

Katmandu é tomada por tendas

Katmandu é tomada por tendas

Medo

Katmandu é tomada por tendas

Katmandu é tomada por tendas

Katmandu é tomada por tendas

Katmandu é tomada por tendas

Katmandu é tomada por tendas

bbc.com

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img