16.7 C
Kóka
terça-feira, 2024/05/21  7:42
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Ministro japonês pede a funcionários governamentais que aprendam com as lições do desastre de 2011

Um ministro de Gabinete do Japão instruiu funcionários governamentais a aprenderem com as lições do desastre nuclear de Fukushima, ocorrido em 2011. O ministro pediu a eles que façam isso para ajudar as municipalidades situadas nas redondezas de usinas nucleares, quando elas elaborarem planos de evacuação para futuros acidentes.

O ministro encarregado da Preparação para Emergências Nucleares, Yoshio Mochizuki, discursou perante cerca de 50 funcionários governamentais na quarta-feira, dia do 4° aniversário do desastre de 11 de março.

Também ministro do Meio Ambiente, Mochizuki afirmou que os funcionários governamentais deveriam refletir sobre o fato de que medidas eficientes de resposta a desastres não foram colocadas em prática no momento do acidente em Fukushima.

Segundo Yoshio Mochizuki, os funcionários governamentais deveriam extrair lições concretas da experiência e repensar as respostas adotadas no acidente.

Atualmente, todos os reatores nucleares comerciais do Japão encontram-se desligados. No entanto, as operadoras efetuaram pedidos de permissão para reiniciar 21 reatores.

Municipalidades situadas dentro do raio de 30 quilômetros de uma usina nuclear devem agora elaborar planos para evacuar os moradores. No entanto, diversos problemas foram apontados nos planos em questão.

NHK WORLD

Últimos posts por Anderson Yoshihara (exibir todos)