São Paulo – Neste exato momento, a sonda New Horizons da Nasa está se aproximando de Plutão, o agora planeta-anão. O “rasante” irá chegar a seu ponto mais próximo em 14 de julho, após uma jornada de nove anos pelo Sistema Solar.

Mas, a partir de 14 de maio, a espaçonave começará a realizar registros inéditos de Plutão e sua lua Charon. As fotos feitas pela New Horizons devem revelar novas montanhas, vales e outras espécies de forma de relevo ou acidente geográficos que ainda não eram conhecidos pela humanidade.

Serão tantas novidades que a Nasa está pedindo a ajuda dos visitantes de seu site para que eles deem ideias para os nomes dessas regiões de Plutão e Charon. A agência espacial irá definir o batismo junto da União Internacional de Astronomia, mas garante que irá escolher os melhores nomes entre as sugestões enviadas.

Mas não será possível chamar uma montanha de Plutão com o nome de seu jogador de futebol favorito ou um vale com o apelido carinhoso de sua namorada. A Nasa definiu dez categorias de onde os nomes deverão ser retirados:

1. Exploradores históricos

2. Missões espaciais e aeronaves

3. Cientistas e Engenheiros

4. Exploradores e viajantes da ficção

5. Mundos ficcionais

6. Aeronaves ficcionais

7. Autores e artistas

8. Submundos

9. Viajantes do submundo

10. Seres do submundo

A equipe da New Horizons afirma que irá relacionar cada uma das categorias com um determinado tipo de forma geológica: um vale, por exemplo, deve ter o nome de alguma região do Inferno de Dante, por exemplo.

Os interessados em batizar as regiões de Plutão e sua lua têm até o dia 7 de abril para sugerir nomes e votar em seus favoritos, no site da missão.