Residentes da ilha japonesa situada mais a oeste do país, Yonaguni, votaram em um referendo sobre a questão de admissão de uma unidade de observação das Forças Terrestre de Autodefesa do Japão. O número dos que concordaram com a iniciativa foi superior aos que eram contra.
O governo japonês tenciona manter uma base para uma unidade de cerca de 150 oficiais na Ilha de Yonaguni, na Província de Okinawa, como parte de seus esforços para ampliar o potencial de defesa na cadeia de ilhas situadas no sudoeste do país.
Cerca de 1.300 residentes, incluindo estudantes do segundo ciclo e residentes estrangeiros permanentes, podiam votar no referendo realizado no domingo. Os que votaram constituíram 85,74% dos eleitores. 632 votos foram a favor e 445 contra.
O resultado não tem validade compulsória. Mas um decreto municipal sobre o referendo conclama o prefeito e a assembleia da cidade a respeitarem o resultado.
O prefeito Shukichi Hokama vinha promovendo a aceitação do plano. Ele afirma que vai continuar trabalhando para o desenvolvimento da cidade e levará em consideração os sentimentos daqueles que votaram contra o plano.
O ministro da Defesa do Japão, Gen Nakatani, acolheu de bom grado o resultado. Ele disse que o planejado deslocamento de pessoal da Força Terrestre de Autodefesa para a ilha próxima da linha de fronteira do país é extremamente importante para proteger o território japonês e o seu povo.
Fonte: NHK WORLD
- Encerrada a 33ª Exposição de Artistas Estrangeiros em Nagoia - 5 de novembro de 2018 4:21 pm
- Editorial: Bolsonaro e a quebra de paradigmas - 29 de outubro de 2018 2:40 pm
- Resultado é comemorado com festa e fogos em frente à casa de Bolsonaro - 29 de outubro de 2018 2:04 pm