Sequilhos de Lavanda

A massa desses sequilhos é temperada com flores de lavanda, e, no folclore, a lavanda sempre esteve ligada com o amor, assim como a comida. Portanto, aqui apresento esta romântica receita de sequilhos para um Happy Valentine’s Day!

Ingredientes:
½ xícara (125 g) de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
¼ de xícara (50 g) de açúcar
1 colher (sopa) de lavanda seca, própria para culinária, levemente amassada
1 colher (chá) de essência de lavanda (opcional)
1 pitada de sal
1 ¼ xícara (180 g) de farinha de trigo

Cobertura:
2 colheres (sopa) de açúcar cristal (granulado) misturado com 2 colheres (chá) de lavanda seca

Modo de Preparo:
Na tigela grande da batedeira, bata a manteiga com o açúcar até ficar cremoso; acrescente a  lavanda, a essência (caso esteja usando), o sal e bata até formar um creme claro e fofo.

Desligue a batedeira e, aos poucos, adicione a farinha, misturando no início com uma colher de pau e depois com as mãos, até formar uma massa uniforme (talvez você não precise usar toda a farinha). Cubra e deixe a massa descansar na geladeira por 20 – 30 minutos.

Enquanto isso, preaqueça o forno a 350°F (180°C). Reserve duas assadeiras grandes, sem untar, ou forre-as com papel impermeável. Em uma superfície lisa e enfarinhada, abra a massa com um rolo até atingir 0,5 cm de espessura. Com um cortador apropriado, corte-a em corações; distribua-os nas assadeiras preparadas (deixe um espaço de 1 cm entre eles).

Asse por 10 – 12 minutos, ou até que as bordas dos sequilhos começem a dourar. Retire do forno e deixe-os nas assadeiras por 5 minutos. Eles saem do forno ainda moles; ao esfriarem, ficam crocantes. Cuidadosamente, role os sequilhos, um a um, na mistura de açúcar e lavanda; transfira para uma grade. Deixe-os esfriarem completamente. Sirva ou guarde em vasilhas bem fechadas por até 3 semanas.

Rendimento: 350 g de sequilhos.

Sugestão: Para preparar a essência: em um vidro pequeno e esterilizado, coloque 2 colheres (sopa) de lavanda seca, levemente amassada. Adicione 125 – 130 ml de vodka e tampe bem; deixe-o repousando em local ventilado por 2 a 3 semanas antes de usar. De vez em quando agite o vidro. Caso queira, coe a lavanda através de um filtro de café e volte com o líquido para o vidro. Mantenha-o bem fechado.

Dica: A lavanda seca, própria para culinária, é encontrada nos supermercados na sessão de condimentos e especiarias.