Coreia do Sul pede aos EUA que ajudem a melhorar os laços com o Japão
A Coreia do Sul diz que pediu ajuda aos Estados Unidos para melhorar seus laços que se deterioraram com o Japão.
O vice-ministro sul-coreano das Relações Exteriores, Yoon Soon-gu, reuniu-se com o secretário de Estado adjunto dos EUA para a Ásia Oriental e Assuntos do Pacífico, David Stilwell, na Tailândia, neste sábado (2).
O Ministério das Relações Exteriores da Coréia do Sul diz que Yoon delineou o que Seul está fazendo para melhorar as relações com o Japão e pediu apoio para esses esforços.
O Departamento de Estado dos EUA diz que as autoridades reafirmaram a importância da cooperação trilateral com o Japão, acrescentando que também se comprometeram a manter uma estreita coordenação para garantir a desnuclearização final e totalmente verificada da Coreia do Norte.
Os EUA querem que a Coreia do Sul reverta sua decisão de não renovar um pacto de compartilhamento de inteligência com o Japão. O Acordo de Segurança Geral de Informações Militares expira em 23 de novembro.
Não está claro se esta questão foi discutida na reunião de sábado. Mas espera-se que Stilwell o aborde durante uma visita à Coreia do Sul na terça-feira.
- B-21 Raider realiza primeiro voo com sucesso nos EUA - 3 de julho de 2025 8:50 am
- Onda de forte calor atinge grande parte do Japão - 3 de julho de 2025 8:33 am
- Trump diz que trégua de 60 dias em Gaza segue incerta - 3 de julho de 2025 8:20 am