Coreia do Sul cancela visita de academia militar ao Japão
O Ministério da Defesa do Japão informa que uma academia militar sul-coreana cancelou uma visita de intercâmbio de estudantes que deveria ocorrer na próxima semana.
As autoridades dizem que nenhuma explicação detalhada foi dada, mas acreditam que a animosidade política entre os dois países pode estar por trás da decisão.
Este desenvolvimento ocorre depois que o governo da Coreia do Sul decidiu, na quinta-feira (22), encerrar um pacto de compartilhamento de inteligência com o Japão, o Acordo Geral de Segurança de Informações Militares, ou General Security of Military Information Agreement – GSOMIA.
O programa de intercâmbio visava promover uma relação de confiança entre a escola de oficiais da Força de Autodefesa Terrestre do Japão e a academia militar do exército sul-coreano.
Até várias centenas de estudantes têm visitado os países uns dos outros a cada ano. Este ano, uma delegação sul-coreana estava programada para visitar o Japão no final de agosto.
Mesmo que os laços bilaterais se tenham tornado tensos, as Forças de Auto-Defesa do Japão e os militares sul-coreanos continuaram os intercâmbios de estudantes e investigadores, para manter a compreensão mútua e a confiança.
Agora que a Coreia do Sul decidiu retirar-se da GSOMIA, a preocupação está se espalhando, pois tais atividades se tornarão ainda mais restritas.
- B-21 Raider realiza primeiro voo com sucesso nos EUA - 3 de julho de 2025 8:50 am
- Onda de forte calor atinge grande parte do Japão - 3 de julho de 2025 8:33 am
- Trump diz que trégua de 60 dias em Gaza segue incerta - 3 de julho de 2025 8:20 am