Dubai, Dubai, Emirados Árabes Unidos. 1 de março de 2026. Middle East News Agency (MENA) – A malha aérea internacional sofreu um novo e severo impacto com a decisão de diversas companhias aéreas de suspender por tempo indeterminado os voos que conectam o Brasil ao Oriente Médio, especificamente através dos centros de conexão (hubs) de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, e de Doha, no Catar. A medida é uma resposta direta ao agravamento das tensões geopolíticas na região, que compromete a segurança das rotas comerciais sobre o espaço aéreo do Golfo.
Passageiros com destino ao Brasil que utilizam as linhas da Emirates e da Qatar Airways foram pegos de surpresa neste domingo (1). A suspensão afeta não apenas quem parte do Oriente Médio, mas também milhares de brasileiros que realizam conexões nessas cidades vindos da Ásia, Oceania e Europa. As empresas alegam que a instabilidade impede a garantia de segurança operacional mínima necessária para os voos de longa distância.
“Estamos monitorando a situação minuto a minuto. A prioridade é a integridade de nossas tripulações e passageiros, o que torna a operação nessas rotas inviável no momento atual.”
Para os viajantes que já estão em trânsito, a situação é crítica. Hotéis nas áreas de conexão em Dubai e Doha estão operando em capacidade máxima para abrigar aqueles que não puderam embarcar. Autoridades consulares brasileiras já foram notificadas e buscam orientar os cidadãos sobre possíveis rotas alternativas via Europa ou América do Norte, embora o custo dessas passagens tenha disparado nas últimas horas devido à baixa oferta.
“Recomendamos que os passageiros não se desloquem aos aeroportos sem uma confirmação de reacomodação, pois o fluxo de cancelamentos é massivo em toda a malha regional.”
A suspensão dos voos diretos e com conexão via Catar e Emirados representa um isolamento logístico significativo para o Brasil em relação ao mercado asiático. Analistas do setor aéreo preveem que, mesmo que as hostilidades cessem nos próximos dias, a normalização completa das frequências para São Paulo e Rio de Janeiro pode levar semanas, dado o efeito dominó no agendamento de aeronaves e tripulações globais.
- Aeroportos de Dubai e Abu Dhabi sob ataque iraniano - 1 de março de 2026 9:03 pm
- Crise no Oriente Médio provoca caos aéreo global - 1 de março de 2026 8:51 pm
- Voos para o Brasil via Dubai e Catar são suspensos - 1 de março de 2026 8:37 pm




















