0.5 C
Kóka
domingo, 8 março, 2026 5:51: pm
spot_img
Inicio América do Norte Trump afirma que Cuba ‘cairá muito em breve’

Trump afirma que Cuba ‘cairá muito em breve’

Presidente dos Estados Unidos sugere novo acordo e cita o Irã como prioridade em meio a pressão sobre regime socialista

0

Washington, Distrito de Colúmbia, Estados Unidos. 8 de março de 2026. Associated Press (AP) – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou que “Cuba cairá muito em breve” durante uma entrevista por telefone concedida à CNN na sexta-feira (6). Segundo o republicano, o governo cubano está desesperado por uma negociação, afirmando categoricamente que “eles querem muito fazer um acordo”.

Como parte da estratégia para lidar com a ilha, Trump anunciou que designará o Secretário de Estado, Marco Rubio, para conduzir as conversas com as autoridades cubanas. A intenção é avaliar a viabilidade de uma mudança de postura do governo socialista, que tem mantido uma política historicamente hostil em relação a Washington.

“Poderíamos fazer todos ao mesmo tempo, mas coisas ruins acontecem”, afirmou Trump, sugerindo que, embora Cuba esteja em seu radar, a operação militar em curso contra o Irã permanece como sua prioridade máxima no momento.

A administração Trump tem intensificado sistematicamente a pressão sobre Havana. Além do endurecimento das sanções econômicas, o governo americano conduz uma operação militar contra a Venezuela, principal fornecedora de petróleo para Cuba, visando estrangular os recursos energéticos da ilha e forçar uma transição política.

Recentemente, o presidente já havia levantado a possibilidade de uma “tomada amigável” de Cuba, indicando que o colapso do sistema atual é visto pela Casa Branca como iminente sob o peso das atuais medidas restritivas.

Analistas políticos observam que o uso de Marco Rubio, conhecido por sua linha dura contra regimes de esquerda na América Latina, sinaliza que Washington não pretende ceder em suas exigências fundamentais. Enquanto o foco militar se concentra no Oriente Médio, a estratégia para o Caribe parece basear-se no isolamento econômico e diplomático acelerado pela crise venezuelana.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.