Kushimoto, Wakayama, Japão. 5 de março de 2026. NHK – A empresa japonesa Space One está preparada para lançar a terceira unidade de seu pequeno foguete Kairos nesta quinta-feira (5). O lançamento estava inicialmente programado para o dia 25 de fevereiro, a partir do porto espacial em Kushimoto, na província de Wakayama, mas a data foi adiada por três vezes devido a inconsistências técnicas e de sinal.
A tentativa mais recente, ocorrida na quarta-feira (4), foi cancelada momentos antes da decolagem após uma falha no recebimento estável de sinais de satélites de posicionamento, que fornecem informações de localização cruciais para o foguete. A empresa reprogramou a operação para as 11:10 desta quinta-feira (5), baseando-se no fato de que não existem problemas com a estrutura do foguete em si e na expectativa de uma melhor recepção de sinal.
“Se a decolagem for bem-sucedida, a Space One se tornará a primeira empresa privada japonesa a colocar satélites em órbita por conta própria, um marco para a indústria aeroespacial do país.”
O foguete tem como missão liberar uma carga de cinco pequenos satélites em uma órbita a cerca de 500 quilômetros de altitude. O histórico da linha Kairos, no entanto, é marcado por desafios: o primeiro foguete explodiu logo após a decolagem em março de 2024, e o voo da segunda unidade foi abortado três minutos após o lançamento no final daquele mesmo ano.
A equipe de engenharia da Space One trabalhou intensamente nas últimas 24 horas para garantir que os sistemas de comunicação estejam perfeitamente sincronizados para a janela de lançamento de hoje.
O sucesso desta missão é visto como um passo fundamental para a autonomia comercial do Japão no setor de lançamentos de pequeno porte. Moradores locais e entusiastas do setor espacial acompanham com expectativa a contagem regressiva, esperando que, desta vez, o Kairos consiga superar os obstáculos técnicos e consolidar a presença privada japonesa no espaço.
- China inicia Congresso Nacional sob incerteza econômica - 5 de março de 2026 1:16 pm
- Japão: Foguete Kairos tenta novo lançamento nesta quinta - 5 de março de 2026 1:11 pm
- Maioria dos israelenses apoia ataques contra o Irã - 5 de março de 2026 12:59 pm




















