13.5 C
Kóka
segunda-feira, 16 março, 2026 10:53: pm
spot_img
Inicio América do Norte Japão avalia proteção a navios no Estreito de Ormuz

Japão avalia proteção a navios no Estreito de Ormuz

Premiê Takaichi Sanae analisa medidas legais para garantir segurança marítima após apelo dos Estados Unidos

0

Tóquio, Japão. 16 de março de 2026. NHK – A primeira-ministra do Japão, Takaichi Sanae, afirmou que o governo está considerando quais medidas podem ser tomadas dentro do atual arcabouço legal japonês para garantir a segurança de embarcações ligadas ao Japão no Estreito de Ormuz. A declaração ocorreu nesta segunda-feira (16), durante uma reunião do comitê da Câmara Alta sobre o projeto de lei orçamentária para o ano fiscal que se inicia em abril.

As discussões no parlamento (Dieta) ganharam força após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, convocar nações aliadas a enviarem navios para a região. Takaichi tem um encontro agendado com Trump no final desta semana. Durante o debate, o parlamentar Hirota Hajime, do Partido Democrático Constitucional do Japão, questionou as expectativas norte-americanas e alertou para os riscos elevados de escoltas militares em meio às hostilidades envolvendo o Irã.

“O governo está considerando o que pode ser feito para proteger navios relacionados ao Japão e as vidas de seus tripulantes dentro da estrutura da lei japonesa.”

Embora Hirota tenha apontado uma forte probabilidade de o Japão ser solicitado a participar de atividades de escolta na próxima cúpula, Takaichi ressaltou que, até o momento, nenhum pedido formal foi recebido. Ela reiterou que é difícil responder a questões hipotéticas, mas enfatizou que discussões sérias entre diversos ministérios têm ocorrido nos últimos dias sobre quais ações o país pode tomar de forma independente.

Nada foi decidido ainda sobre o envio de contratorpedeiros; a prioridade é fundamentar a melhor decisão dentro das competências legais e constitucionais.

Nesta segunda-feira (16), Takaichi deixou claro que o foco não é apenas responder a uma solicitação externa, mas sim agir com base em interesses nacionais e na proteção de vidas. A complexidade do tema reside nas restrições impostas pela Constituição do Japão ao uso de força militar no exterior. O governo pretende utilizar os estudos interministeriais recentes como base para definir um curso de ação que equilibre a aliança com os EUA e as limitações legais internas antes do encontro diplomático de alto nível.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.