Bruxelas, Bélgica, 23 março 2026, Agence France-Presse (AFP) – A Bélgica relembrou, neste domingo (22), os dez anos dos sangrentos ataques terroristas que atingiram um aeroporto e uma estação de metrô na capital, Bruxelas, em março de 2016. As explosões, coordenadas por um grupo de imigrantes, resultaram na morte de 32 pessoas e deixaram outras 340 feridas, gerando na época uma onda de ressentimento social e debates sobre segurança e integração.
Cerca de 500 pessoas, incluindo familiares das vítimas e sobreviventes, participaram de uma cerimônia memorial realizada na cidade. Durante o evento, os presentes fizeram orações silenciosas e depositaram flores em um cenotáfio erguido em homenagem aos falecidos. O clima foi de profunda consternação, reforçando que, embora uma década tenha se passado, as cicatrizes emocionais permanecem abertas para a população belga.
“Os belgas jamais esquecerão este dia trágico. Dez anos se passaram, mas para muitos que perderam seus entes queridos, o tempo não apagou a dor”, declarou o Rei Philippe da Bélgica durante seu discurso.
Relatos individuais evidenciaram a persistência do trauma. Uma mulher na faixa dos 30 anos, que perdeu a mãe nos bombardeios, descreveu como o pesadelo continua a persegui-la, expressando preocupação com o ódio que vê se espalhar pelo mundo atual. Outra sobrevivente, uma mulher de 50 anos que estava no aeroporto no momento das explosões, manifestou sua tristeza e a dificuldade em perdoar os responsáveis pelos atos.
“Infelizmente, a segurança no aeroporto não melhorou muito e um ataque terrorista pode acontecer a qualquer hora, em qualquer lugar”, alertou uma das sobreviventes presentes na cerimônia.
A data serve como um lembrete crítico para as autoridades sobre a vigilância constante necessária contra o extremismo. Enquanto o país presta homenagens, o debate sobre a eficácia das medidas de segurança em locais de grande circulação e a prevenção da radicalização continua a ser um tema central na agenda política e social da Bélgica dez anos após a tragédia.
- Bertha Lutz: A força da ciência e a voz da cidadania - 23 de março de 2026 2:11 pm
- Filipe Toca celebra 15 anos de carreira no programa Sons do Brasil 569 - 23 de março de 2026 2:00 pm
- Bélgica relembra 10 anos dos atentados terroristas em Bruxelas - 23 de março de 2026 1:46 pm






















