6.3 C
Kóka
segunda-feira, 30 março, 2026 5:47: pm
spot_img
Inicio Asia Anunciada mudança no comando militar de Mianmar

Anunciada mudança no comando militar de Mianmar

Vice-comandante sugere aposentadoria de Min Aung Hlaing e transição para presidência civil

0

Naypyitaw, Mianmar, 28 de março de 2026, Philippine News Agency (PNA) – O jornal estatal de Mianmar informou na sexta-feira (27) que o vice-comandante-em-chefe das forças armadas anunciou alterações iminentes na liderança militar do país. O comunicado sugere que o atual líder máximo, o general sênior Min Aung Hlaing, está prestes a se aposentar de suas funções na farda. Min Aung Hlaing, que lidera a junta militar desde o golpe de Estado em 2021, é apontado como o provável nome para assumir a presidência assim que a nova administração for formada, o que deve ocorrer no próximo mês.

A declaração coincidiu com um grande desfile militar realizado na capital, Naypyitaw, também na sexta-feira (27). Durante o evento, Min Aung Hlaing proferiu um discurso no qual mencionou as eleições gerais realizadas em fases até janeiro deste ano. O pleito, contudo, foi marcado pela exclusão de partidos pró-democracia pela junta, que descreveu o processo como uma transição necessária para um regime civil sob tutela militar.

“As forças armadas apoiarão o governo legitimamente eleito pelo povo, garantindo a ordem e a continuidade das instituições nacionais.”

Apesar da retórica de normalização democrática, a situação de instabilidade em Mianmar deve persistir sob a nova administração. O país continua mergulhado em confrontos intensos entre as forças da junta e uma coalizão formada por grupos pró-democracia e milícias de minorias étnicas armadas. Especialistas internacionais observam que a mudança de cargo de Min Aung Hlaing — de general para presidente — pode ser uma tentativa de legitimar o regime perante a comunidade externa, sem abrir mão do controle de fato.

“A transição para um governo nominalmente civil não encerra os conflitos internos, pois a oposição e grupos étnicos mantêm a resistência armada contra a liderança do golpe.”

A expectativa agora gira em torno da composição do novo gabinete e da reação dos grupos rebeldes, que ganharam terreno em províncias estratégicas nos últimos meses. A comunidade internacional permanece cética quanto à validade das eleições de janeiro, enquanto o povo de Mianmar enfrenta uma crise humanitária agravada pela persistência da guerra civil e pelo isolamento econômico do país.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.