3.7 C
Kóka
domingo, 1 fevereiro, 2026 2:28: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Trump indica Kevin Warsh para comandar o Federal Reserve

Ex-governador do Fed é escolhido para suceder Jerome Powell em meio à pressão por cortes de juros

spot_img

Washington, Estados Unidos, 31 de janeiro de 2026, Associated Press (AP) – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou que pretende nomear Kevin Warsh como o próximo presidente do Federal Reserve, o banco central norte-americano. Warsh, ex-governador do Fed, tem sido apontado como um nome alinhado às pressões recentes da Casa Branca por cortes mais agressivos nas taxas de juros.

O anúncio foi feito nas redes sociais na sexta-feira (30). Trump afirmou que Warsh poderá se tornar “um dos melhores presidentes do Fed” e declarou que ele “nunca decepcionará”. Em seguida, ao falar com jornalistas, o presidente descreveu o indicado como “o candidato perfeito”, destacando sua formação acadêmica e experiência profissional.

Warsh, de 55 anos, foi o mais jovem governador da história do Fed, assumindo o cargo aos 35 anos e atuando durante a crise financeira global.

Antes de integrar o banco central, Warsh serviu como assistente especial para política econômica no governo de George W. Bush a partir de 2002. Ele é formado pela Harvard Law School e ocupou cargos de alto nível no Morgan Stanley. Atualmente, é pesquisador visitante no Hoover Institution, da Universidade Stanford.

A nomeação ainda precisa ser aprovada pelo Congresso para que Warsh possa substituir Jerome Powell, cujo mandato termina em maio. Nos últimos meses, Warsh tem adotado um discurso mais favorável a cortes de juros, embora a política monetária do Fed seja definida por votação entre seus 12 membros.

Analistas observam que, apesar da postura mais flexível em relação aos juros, ainda não está claro se Warsh conseguirá apoio suficiente dentro do comitê do Fed para implementar mudanças significativas.

A indicação ocorre em um momento de forte atenção dos mercados financeiros, que acompanham de perto os sinais sobre a futura direção da política monetária dos Estados Unidos.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img