Washington, Estados Unidos, 11 de fevereiro de 2026, Agence France-Presse (AFP) – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, indicou a possibilidade de enviar um segundo porta-aviões ao Oriente Médio, em meio às negociações em andamento com o Irã sobre o programa nuclear de Teerã. A informação foi divulgada pelo site Axios após uma entrevista concedida pelo presidente.
As negociações de alto nível entre os dois países foram retomadas na sexta-feira (6), mas Washington tem simultaneamente aumentado a pressão militar sobre Teerã. O porta-aviões nuclear USS Abraham Lincoln já está posicionado no Mar da Arábia, próximo ao território iraniano.
Durante a entrevista, Trump declarou que “ou faremos um acordo, ou teremos de fazer algo muito duro como da última vez”, em referência ao ataque realizado pelos EUA contra instalações nucleares iranianas em junho do ano passado.
Trump acrescentou que um eventual acordo poderia incluir não apenas o programa nuclear iraniano, mas também o arsenal de mísseis balísticos do país. Ele disse esperar que a segunda rodada de negociações bilaterais ocorra na próxima semana.
A possibilidade de envio de um segundo porta-aviões reforça a estratégia de Washington de combinar diplomacia com demonstrações de força militar, em um momento de tensões renovadas no Oriente Médio.
- Empresas japonesas mantêm planos de investir na China - 11 de fevereiro de 2026 10:57 pm
- Japão amplia apoio à Ucrânia para restaurar patrimônio cultural - 11 de fevereiro de 2026 10:04 pm
- Opositor venezuelano é colocado em prisão domiciliar - 11 de fevereiro de 2026 9:58 pm
















