Washington, Estados Unidos, 16 de fevereiro de 2026, NHK – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que países-membros da organização recém-criada “Board of Peace” se comprometeram a destinar mais de US$ 5 bilhões para esforços humanitários e de reconstrução na Faixa de Gaza. O anúncio ocorre às vésperas da primeira reunião oficial do grupo, marcada para quinta-feira (19) em Washington.
Criado em janeiro, o Board of Peace foi estabelecido para supervisionar a governança transitória de Gaza após o cessar-fogo firmado entre Israel e Hamas em outubro do ano passado, como parte da primeira fase de um plano de paz liderado pelos Estados Unidos.
Segundo Trump, além da ajuda financeira, os países-membros se comprometeram a apoiar a formação de uma polícia local e a reforçar mecanismos de segurança para garantir estabilidade na região. Ele reiterou que o Hamas deve cumprir o compromisso de desmilitarização total e imediata.
A segunda fase do plano de paz foi anunciada por Washington no mês passado, mas ataques intermitentes de Israel continuam, sob a justificativa de que o Hamas estaria violando o acordo.
Líderes e representantes de pelo menos 20 países devem participar da reunião do Board of Peace, que discutirá a distribuição dos recursos, a estrutura da força internacional e os próximos passos para a reconstrução de Gaza.
- Carga aérea em Narita atinge recorde impulsionada por fármacos - 16 de fevereiro de 2026 6:17 pm
- Ucrânia adapta táticas militares para enfrentar frio extremo - 16 de fevereiro de 2026 5:25 pm
- Kim Jong Un usa famílias enlutadas por militares mortos na guerra Ucrânia-Russia para reforçar propaganda - 16 de fevereiro de 2026 5:20 pm




















