Caracas, Distrito Capital, Venezuela, 11 de fevereiro de 2026, Agencia EFE – O político oposicionista venezuelano Juan Pablo Guanipa foi colocado em prisão domiciliar, segundo informou sua família nesta terça-feira (10). Aliado da vencedora do Prêmio Nobel da Paz de 2025, María Corina Machado, Guanipa havia sido libertado no domingo (8) após meses de detenção, mas foi sequestrado pouco depois por indivíduos não identificados.
Guanipa foi detido após a eleição presidencial de 2024 e, ao ser libertado, discursou diante de apoiadores defendendo que a Venezuela deveria “transformar-se em uma sociedade livre”. Minutos depois, foi levado à força, o que gerou preocupação entre opositores e parlamentares republicanos dos Estados Unidos.
O governo venezuelano, atualmente liderado pela presidente interina Delcy Rodríguez, tem libertado alguns opositores e outros detidos durante a gestão de Nicolás Maduro, mantendo diálogo com Washington. No entanto, organizações de direitos humanos afirmam que muitos continuam presos por motivos políticos.
O caso reacende o debate sobre a repressão a dissidentes e o futuro da oposição venezuelana em meio a um cenário político ainda instável.
- Akihabara terá lixeiras inteligentes para reduzir descarte irregular - 11 de fevereiro de 2026 11:11 pm
- Ministro da Defesa do Japão, Shinjiro Koizumi, participará da Conferência de Segurança de Munique - 11 de fevereiro de 2026 11:07 pm
- Empresas japonesas mantêm planos de investir na China - 11 de fevereiro de 2026 10:57 pm
















