5.8 C
Kóka
quarta-feira, 11 fevereiro, 2026 11:30: pm
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Opositor venezuelano é colocado em prisão domiciliar

Família afirma que Juan Pablo Guanipa voltou para casa com tornozeleira eletrônica

spot_img

Caracas, Distrito Capital, Venezuela, 11 de fevereiro de 2026, Agencia EFE – O político oposicionista venezuelano Juan Pablo Guanipa foi colocado em prisão domiciliar, segundo informou sua família nesta terça-feira (10). Aliado da vencedora do Prêmio Nobel da Paz de 2025, María Corina Machado, Guanipa havia sido libertado no domingo (8) após meses de detenção, mas foi sequestrado pouco depois por indivíduos não identificados.

A família relatou que ele retornou a uma residência no oeste do país usando tornozeleira eletrônica, com agentes posicionados nas proximidades e proibido de conceder declarações ou usar redes sociais.

Guanipa foi detido após a eleição presidencial de 2024 e, ao ser libertado, discursou diante de apoiadores defendendo que a Venezuela deveria “transformar-se em uma sociedade livre”. Minutos depois, foi levado à força, o que gerou preocupação entre opositores e parlamentares republicanos dos Estados Unidos.

Um integrante da oposição afirmou que, apesar de estar em casa, Guanipa “continua sendo um preso político”, já que não possui liberdade de movimento nem de expressão.

O governo venezuelano, atualmente liderado pela presidente interina Delcy Rodríguez, tem libertado alguns opositores e outros detidos durante a gestão de Nicolás Maduro, mantendo diálogo com Washington. No entanto, organizações de direitos humanos afirmam que muitos continuam presos por motivos políticos.

O caso reacende o debate sobre a repressão a dissidentes e o futuro da oposição venezuelana em meio a um cenário político ainda instável.

SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img