Oposição no Japão inicia disputa pela liderança após derrota eleitoral

Shina Takeshi e Ogawa Junya registram candidaturas para comandar o partido

0

Tóquio, Japão, 12 de fevereiro de 2026, Kyodo News – O partido oposicionista Centrist Reform Alliance (CRA) deu início ao processo para escolher seu novo líder, após sofrer uma derrota significativa na eleição geral realizada neste mês. Dois parlamentares registraram oficialmente suas candidaturas para comandar a sigla.

O CRA foi formado pouco antes da eleição por deputados da Câmara Baixa oriundos do Partido Democrático Constitucional do Japão e do Komeito.

Os copresidentes Noda Yoshihiko e Saito Tetsuo anunciaram que deixarão seus cargos para assumir responsabilidade pelo desempenho do partido nas urnas. A campanha para definir o sucessor começou nesta quinta-feira (12).

Os parlamentares Shina Takeshi e Ogawa Junya, ambos provenientes do Partido Democrático Constitucional, formalizaram suas candidaturas na sede do CRA. Para esta eleição interna, não foi exigido apoio mínimo de outros membros.

Quarenta e nove deputados que conquistaram assentos na eleição de domingo (8) votarão na sexta-feira (13), também na sede do partido.

A votação ocorre em meio a debates sobre o futuro da sigla, que busca se consolidar como força centrista após sua formação apressada.

O que é o Centrist Reform Alliance

O CRA foi criado no mês passado por parlamentares da Câmara Baixa ligados ao Partido Democrático Constitucional e ao Komeito, com o objetivo de unir forças de centro. A sigla foi oficialmente lançada em 22 de janeiro, um dia antes da dissolução da Câmara para a convocação da eleição antecipada.

O partido apresentou 236 candidatos, mas conquistou apenas 49 assentos, menos de um terço dos 172 que seus membros detinham antes do pleito. Todos os 28 ex-integrantes do Komeito foram eleitos, beneficiados por posições elevadas na lista de representação proporcional. Já os ex-membros do Partido Democrático Constitucional tiveram desempenho fraco, reduzindo sua bancada de mais de 140 para apenas 21 cadeiras.

Como o CRA foi estruturado às pressas para a disputa eleitoral, os parlamentares do CDP e do Komeito na Câmara Alta e nas assembleias regionais continuam atuando como partidos separados, sem previsão de integração ao novo grupo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.