Tóquio, Japão, 18 de fevereiro de 2026, NHK – O número de visitantes estrangeiros no Japão caiu quatro vírgula nove por cento em janeiro em comparação com o mesmo mês do ano passado, marcando a primeira queda anual desde janeiro de 2022. A redução foi impulsionada principalmente pela forte diminuição de turistas vindos da China, em meio ao agravamento das relações bilaterais.
O número de turistas chineses despencou sessenta vírgula sete por cento, totalizando trezentos e oitenta e cinco mil e trezentos visitantes, após o governo chinês pedir que seus cidadãos evitassem viajar ao Japão. A queda ocorre em um período que tradicionalmente registra aumento de viagens devido ao feriado do Ano Novo Lunar.
Visitantes de Hong Kong também diminuíram dezessete vírgula nove por cento, chegando a duzentos mil.
Por outro lado, houve crescimento significativo em outros mercados. O número de turistas da Coreia do Sul aumentou vinte e um vírgula seis por cento, alcançando um milhão cento e setenta e seis mil. Visitantes de Taiwan subiram dezessete por cento, totalizando seiscentos e noventa e quatro mil e quinhentos, enquanto os dos Estados Unidos cresceram treze vírgula oito por cento, chegando a duzentos e sete mil e oitocentos.
Especialistas afirmam que, apesar da queda pontual, o turismo japonês segue em trajetória de recuperação, sustentado pelo aumento de visitantes de países vizinhos e dos Estados Unidos. No entanto, alertam que tensões diplomáticas podem continuar afetando o fluxo de turistas chineses, historicamente um dos mais importantes para o setor.
- TAKE THE 55 lança álbum de estreia “Rhythm Secrets” - 18 de fevereiro de 2026 10:18 pm
- Artes tradicionais celebram chegada da primavera em Aomori - 18 de fevereiro de 2026 9:50 pm
- Sara Duterte anuncia candidatura à presidência das Filipinas em 2028 - 18 de fevereiro de 2026 9:46 pm




















