Munique, Baviera, Alemanha, 15 de fevereiro de 2026, Kyodo News – O Japão e os Estados Unidos concordaram em usar a visita da primeira-ministra Takaichi Sanae a Washington, prevista para o próximo mês, como uma oportunidade para reafirmar a força da aliança bilateral. O entendimento foi alcançado durante uma reunião entre o chanceler japonês Motegi Toshimitsu e o secretário de Estado norte-americano Marco Rubio, realizada à margem de uma conferência internacional na Alemanha.
Os dois diplomatas concordaram em aprofundar a cooperação em segurança, ampliando capacidades de dissuasão e resposta diante de desafios regionais. Também confirmaram a implementação das medidas definidas nas negociações tarifárias recentes e discutiram formas de garantir o fornecimento de minerais críticos e outros insumos estratégicos.
Motegi e Rubio trocaram avaliações sobre a postura da China e sobre as ações da Coreia do Norte, destacando a necessidade de coordenação com países que compartilham valores semelhantes para manter a estabilidade no Indo-Pacífico.
A visita de Takaichi aos Estados Unidos é vista como um momento-chave para consolidar a cooperação estratégica entre Tóquio e Washington em um cenário global marcado por tensões geopolíticas crescentes.
- Navio de pesquisa chinês deixa ZEE do Japão após suspeita de invasão - 3 de abril de 2026 9:45 am
- Acordo trilateral entre Japão, Reino Unido e Itália, firma primeiro contrato para novo caça - 3 de abril de 2026 9:16 am
- Casos de maconha no Japão atingem recorde histórico - 3 de abril de 2026 6:07 am






















