Exportações do Japão aos EUA caem pelo segundo mês seguido

Queda reflete impacto contínuo das tarifas impostas por Washington

0

Tóquio, Japão, 18 de fevereiro de 2026, NHK – As exportações do Japão para os Estados Unidos registraram queda pelo segundo mês consecutivo em janeiro, indicando que os efeitos das tarifas impostas pelo governo Trump continuam a pressionar o comércio bilateral.

Dados divulgados pelo Ministério das Finanças mostram que os embarques para os EUA recuaram cinco por cento em relação ao mesmo período do ano anterior, totalizando um trilhão quatrocentos e sessenta bilhões de ienes, equivalente a mais de nove bilhões e quinhentos milhões de dólares.

As exportações de automóveis — tradicionalmente um dos pilares das vendas japonesas ao mercado norte‑americano — caíram nove vírgula nove por cento. Já os embarques de produtos farmacêuticos despencaram setenta vírgula seis por cento, contribuindo significativamente para o resultado negativo.

Apesar da queda no comércio com os EUA, as exportações globais do Japão cresceram dezesseis vírgula oito por cento em janeiro, alcançando nove trilhões cento e oitenta bilhões de ienes e marcando o quinto mês consecutivo de alta.

As importações japonesas, por outro lado, recuaram dois vírgula cinco por cento, somando dez trilhões trezentos e quarenta bilhões de ienes, na primeira queda desde agosto do ano passado.

Economistas avaliam que a desaceleração das exportações para os EUA pode continuar enquanto persistirem as medidas tarifárias, embora o desempenho robusto das vendas para outros mercados esteja ajudando a sustentar o comércio exterior japonês.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.