4.6 C
Kóka
terça-feira, 10 fevereiro, 2026 9:23: pm
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

EUA querem fim dos combates até junho, diz Zelensky

Presidente ucraniano afirma que Washington pressiona por cronograma para cessar-fogo

spot_img

Kyiv, Ucrânia, 9 de fevereiro de 2026, Reuters – O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou que os Estados Unidos desejam que os combates entre Rússia e Ucrânia sejam encerrados até junho, como parte das discussões realizadas na mais recente rodada de negociações trilaterais.

Zelensky explicou que, durante as conversas realizadas na quarta-feira (4) e quinta-feira (5), autoridades de alto escalão dos EUA, da Rússia e da Ucrânia discutiram um possível cronograma para avançar rumo a um cessar-fogo.

Segundo o presidente, Washington propôs que as hostilidades sejam encerradas antes do início do verão no hemisfério norte. Ele afirmou que os EUA desejam “concluir tudo até junho”, o que pode resultar em pressão adicional sobre Moscou e Kyiv para acelerar as negociações.

Zelensky também revelou que os EUA sugeriram realizar a próxima rodada de diálogos dentro de uma semana, no estado norte-americano da Flórida.

O líder ucraniano confirmou que Kyiv participará das conversas, mas reiterou que não aceitará um cessar-fogo sem avanços concretos em temas essenciais, como garantias de segurança oferecidas pelos EUA e pela Europa após o fim dos combates, além de discussões sobre questões territoriais.

Ele reforçou sua posição ao afirmar:

“Sem garantias de segurança, não pode haver fim para a guerra. Isso é absolutamente certo.”

A comunidade internacional acompanha de perto as negociações, especialmente diante da possibilidade de que um acordo preliminar possa redefinir o curso da guerra e influenciar a dinâmica diplomática entre Kyiv, Moscou e Washington.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img