EUA e Irã farão nova rodada de negociações nucleares

Encontro na Suíça ocorre em meio a pressões militares e impasse sobre sanções

0

Genebra, Suíça, 16 de fevereiro de 2026, NHK – Os Estados Unidos e o Irã realizarão uma segunda rodada de negociações de alto nível sobre o programa nuclear iraniano na próxima terça-feira (17), na Suíça. O anúncio foi feito pelo Ministério das Relações Exteriores do Irã, que confirmou a viagem do chanceler Abbas Araghchi a Genebra para participar do encontro.

A primeira rodada, realizada em 6 de fevereiro (6), terminou com o compromisso de ambas as partes de continuar o diálogo.

Durante a visita, Araghchi também deve se reunir com o diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Rafael Grossi, além de outros representantes internacionais envolvidos no tema.

Do lado norte-americano, o secretário de Estado Marco Rubio afirmou, em discurso na Eslováquia, que o enviado especial Steve Witkoff e Jared Kushner, assessor do presidente Donald Trump, participarão das conversas com os iranianos.

O Irã sinalizou disposição para discutir aspectos de seu programa nuclear, mas condicionou avanços a uma negociação paralela sobre sanções econômicas impostas por Washington. O vice-ministro das Relações Exteriores, Majid Takht-Ravanchi, declarou que “a bola está com os Estados Unidos”, indicando que Teerã espera concessões antes de qualquer acordo.

A administração Trump anunciou recentemente o envio de um segundo porta-aviões para o Mar da Arábia, movimento visto como forma de aumentar a pressão militar sobre o Irã.

Atualmente, um porta-aviões movido a energia nuclear dos EUA já opera na região, reforçando a presença militar americana em um momento de tensões elevadas no Oriente Médio.

A nova rodada de negociações ocorre em um cenário de incertezas, com ambos os países buscando vantagens estratégicas enquanto tentam evitar uma escalada que possa comprometer a estabilidade regional.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.