Ottawa, Canadá, 19 de fevereiro de 2026, Agence France‑Presse (AFP) – O governo do Canadá anunciou uma nova estratégia para fortalecer sua indústria de defesa e reduzir a dependência histórica dos Estados Unidos. O primeiro‑ministro Mark Carney afirmou que o país fará uma revisão ampla das compras militares, em meio ao aumento das tensões com Washington.
A estratégia estabelece como meta que setenta por cento das aquisições de defesa sejam feitas junto a empresas canadenses. O plano também prevê investimentos de cento e oitenta bilhões de dólares canadenses em compras militares e duzentos e noventa bilhões em infraestrutura de defesa e segurança ao longo da próxima década.
Durante entrevista coletiva, Carney afirmou que a iniciativa está ligada à capacidade do país de agir de forma independente “em um mundo mais perigoso e dividido”. Ele destacou ainda que compras internacionais serão tratadas como último recurso.
O governo pretende impulsionar setores estratégicos como aeronáutica, inteligência artificial, drones e outras tecnologias avançadas, além de ampliar as exportações de equipamentos militares.
Analistas afirmam que a mudança representa uma das maiores reorientações da política de defesa canadense em décadas, refletindo preocupações crescentes com a instabilidade global e com a necessidade de autonomia estratégica frente ao aliado norte‑americano.
- Canadá revisará dependência dos EUA em compras de defesa - 19 de fevereiro de 2026 12:31 am
- TAKE THE 55 lança álbum de estreia “Rhythm Secrets” - 18 de fevereiro de 2026 10:18 pm
- Artes tradicionais celebram chegada da primavera em Aomori - 18 de fevereiro de 2026 9:50 pm




















