Bonecas Hina ganham cenas modernas em mostra no Japão

Exposição em Hyogo reinventa tradição ao exibir bonecas em atividades contemporâneas de inverno.

0

Tamba, Hyogo, Japão — 26 de fevereiro 2026, Kyodo News – Bonecas tradicionais “Hina”, símbolo do festival japonês Girls’ Day, ganharam novos cenários em uma exposição realizada na antiga cidade postal de Aogaki, em Tamba, na província de Hyogo. A mostra apresenta as figuras em atividades contemporâneas, atraindo visitantes interessados em ver a fusão entre tradição e cotidiano moderno.

As bonecas Hina costumam ser exibidas em residências antes do festival celebrado em 3 março. Em Aogaki, porém, a comunidade reúne peças antigas que já não são expostas em casas e as transforma em uma atração cultural anual.

A edição deste ano tem como tema o “inverno”, com bonecas distribuídas em 16 locais, incluindo casas tradicionais e construções do período Edo.

Entre as cenas montadas, as bonecas aparecem esquiando, praticando snowboard, degustando o tradicional ensopado de javali — iguaria típica da estação —, além de paragliding e preparando bolos de arroz.

Um estudante do ensino fundamental disse ter achado “emocionante” ver uma boneca snowboarder tentando realizar um salto ousado, destacando o caráter lúdico da exposição.

A organizadora Kinugawa Yurika afirmou esperar que os visitantes “se divirtam imaginando o que as bonecas estão fazendo e dizendo umas às outras”.

A mostra segue aberta ao público até 22 março, consolidando-se como um evento que revitaliza tradições locais e fortalece o turismo cultural na região.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.