3.7 C
Kóka
domingo, 1 fevereiro, 2026 1:25: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

UE avalia impor tarifas de €93 bi aos EUA por disputa sobre Groenlândia

Bloco europeu estuda retaliação após novas ameaças tarifárias feitas por Donald Trump a países que rejeitam sua proposta de adquirir o território dinamarquês

spot_img

Bruxelas, Bélgica, 19 de janeiro de 2026, Reuters – A União Europeia estuda aplicar tarifas de até 93 bilhões de euros sobre produtos dos Estados Unidos após o presidente Donald Trump anunciar novas cobranças contra oito países europeus que se opõem à sua intenção de assumir o controle da Groenlândia, território autônomo da Dinamarca.

Segundo informações divulgadas por veículos britânicos, autoridades europeias avaliam não apenas a adoção das tarifas, equivalentes a cerca de 108 bilhões de dólares, mas também a possibilidade de restringir o acesso de empresas norte-americanas ao mercado europeu. As medidas estão sendo preparadas como resposta direta às ameaças de Washington.

As propostas de retaliação devem servir como instrumento de pressão para encontros decisivos entre líderes europeus e Trump durante o Fórum Econômico Mundial, que começa nesta segunda-feira (19) em Davos, na Suíça.

Trump afirmou nas redes sociais que os EUA imporão uma tarifa inicial de 10% sobre produtos de países como Dinamarca, Reino Unido, França e Alemanha a partir do próximo mês, com aumento para 25% em junho, caso não haja acordo para a aquisição da Groenlândia.

O governo britânico informou que o primeiro-ministro Keir Starmer conversou por telefone com Trump no domingo (18), afirmando que é “equivocado” aplicar tarifas contra aliados históricos.

No mesmo dia, Trump voltou a pressionar a Dinamarca, alegando que a OTAN alerta há duas décadas sobre a necessidade de afastar a “ameaça russa” da Groenlândia. Ele escreveu que o país europeu “não fez nada a respeito” e concluiu: “Agora é a hora, e isso será feito”.

A União Europeia convocou uma reunião de líderes em Bruxelas, prevista para quinta-feira (22), para definir sua resposta conjunta. Diplomatas afirmam que o bloco pretende priorizar a via diplomática, mas está preparado para adotar contramedidas robustas caso Washington avance com as tarifas.

A escalada aumenta tensões já elevadas entre EUA e Europa e reacende temores de uma nova guerra comercial em meio a um cenário global de instabilidade econômica.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img