Bruxelas, Bélgica, 19 de janeiro de 2026, Reuters – A União Europeia estuda aplicar tarifas de até 93 bilhões de euros sobre produtos dos Estados Unidos após o presidente Donald Trump anunciar novas cobranças contra oito países europeus que se opõem à sua intenção de assumir o controle da Groenlândia, território autônomo da Dinamarca.
Segundo informações divulgadas por veículos britânicos, autoridades europeias avaliam não apenas a adoção das tarifas, equivalentes a cerca de 108 bilhões de dólares, mas também a possibilidade de restringir o acesso de empresas norte-americanas ao mercado europeu. As medidas estão sendo preparadas como resposta direta às ameaças de Washington.
Trump afirmou nas redes sociais que os EUA imporão uma tarifa inicial de 10% sobre produtos de países como Dinamarca, Reino Unido, França e Alemanha a partir do próximo mês, com aumento para 25% em junho, caso não haja acordo para a aquisição da Groenlândia.
O governo britânico informou que o primeiro-ministro Keir Starmer conversou por telefone com Trump no domingo (18), afirmando que é “equivocado” aplicar tarifas contra aliados históricos.
No mesmo dia, Trump voltou a pressionar a Dinamarca, alegando que a OTAN alerta há duas décadas sobre a necessidade de afastar a “ameaça russa” da Groenlândia. Ele escreveu que o país europeu “não fez nada a respeito” e concluiu: “Agora é a hora, e isso será feito”.
A União Europeia convocou uma reunião de líderes em Bruxelas, prevista para quinta-feira (22), para definir sua resposta conjunta. Diplomatas afirmam que o bloco pretende priorizar a via diplomática, mas está preparado para adotar contramedidas robustas caso Washington avance com as tarifas.
A escalada aumenta tensões já elevadas entre EUA e Europa e reacende temores de uma nova guerra comercial em meio a um cenário global de instabilidade econômica.
- Irã afirma estar pronto para retomar negociações nucleares - 1 de fevereiro de 2026 1:07 am
- Trump indica Kevin Warsh para comandar o Federal Reserve - 1 de fevereiro de 2026 1:02 am
- Viagens entre Japão e Coreia do Sul batem recorde em 2025 - 1 de fevereiro de 2026 12:58 am
















