Kyiv, Ucrânia, 17 de janeiro de 2026, TASS – O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskyy, fez um apelo internacional nesta sexta-feira (16) para que países aliados forneçam sistemas de defesa aérea, em meio à intensificação dos ataques russos contra instalações energéticas em todo o território ucraniano.
Zelenskyy declarou estado de emergência no setor elétrico após revelar que o país consegue atender apenas cerca de 40% da demanda nacional de energia. A destruição de infraestrutura crítica tem provocado apagões prolongados e agravado a crise humanitária durante o inverno rigoroso.
Em resposta à situação crítica, o prefeito de Kyiv, Vitali Klitschko, anunciou que as escolas da capital permanecerão fechadas até 1º de fevereiro, medida adotada para preservar a segurança de estudantes e funcionários diante da instabilidade no fornecimento de energia.
A onda de frio extremo agrava ainda mais o cenário. Em várias regiões, as temperaturas máximas durante o dia não ultrapassam -10°C, aumentando a dependência de aquecimento e pressionando ainda mais o sistema elétrico já fragilizado.
Proteger as instalações energéticas continua sendo um dos maiores desafios do governo ucraniano. Autoridades afirmam que, sem reforço internacional, será difícil manter a infraestrutura funcionando e garantir condições mínimas de sobrevivência à população durante o inverno.
- Japão avalia solicitar exportação de petróleo dos EUA - 17 de março de 2026 9:39 pm
- Japão nega pedido dos EUA para enviar navios a Ormuz - 17 de março de 2026 4:39 pm
- Trump convoca nações para segurança no Estreito de Ormuz - 17 de março de 2026 1:44 pm






















