Washington, Estados Unidos, 10 janeiro de 2026, Associated Press – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reuniu-se nesta sexta-feira (9) com executivos de grandes empresas de energia para discutir investimentos destinados à reconstrução da infraestrutura petrolífera da Venezuela. Entre os presentes no encontro na Casa Branca estavam representantes da ExxonMobil e da Chevron.
Trump afirmou que seu plano prevê que as companhias invistam “pelo menos” 100 bilhões de dólares, valor que seria direcionado à recuperação da capacidade de produção e refino do país sul-americano. Segundo ele, a iniciativa traria benefícios tanto para a Venezuela quanto para os Estados Unidos.
O presidente também afirmou que as negociações das empresas ocorrem diretamente com o governo norte-americano, e não com autoridades venezuelanas. Ele acrescentou que representantes do governo interino da Venezuela teriam concordado que os EUA iniciem imediatamente o refino do petróleo venezuelano.
Paralelamente às negociações, a administração Trump intensificou ações para conter as exportações de petróleo da Venezuela. A secretária de Segurança Interna, Kristi Noem, informou que forças norte-americanas apreenderam mais um navio-tanque no Caribe, o quinto interceptado nas últimas semanas.
O encontro com executivos do setor energético ocorre em meio a uma reconfiguração das relações entre Washington e Caracas, após a captura do ex-presidente Nicolás Maduro. Trump tem defendido que a reconstrução da indústria petrolífera venezuelana será central para a recuperação econômica do país.
- França inicia recrutamento para novo serviço militar voluntário - 13 de janeiro de 2026 11:59 pm
- Ex-presidentes do Fed condenam investigação criminal contra Powell - 13 de janeiro de 2026 11:30 pm
- Koizumi pede união no Indo-Pacífico contra intimidações - 13 de janeiro de 2026 11:17 pm

