Washington, Estados Unidos, 21 de janeiro de 2026, Reuters – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou impor tarifas de 200% sobre vinhos franceses, incluindo champanhe, após a França recusar, por enquanto, integrar o chamado “Board of Peace”, órgão proposto por Washington para supervisionar uma administração tecnocrática palestina na Faixa de Gaza.
A iniciativa faz parte da segunda fase do plano de paz anunciado pelos EUA na semana passada. Segundo autoridades norte-americanas, cerca de 60 países foram convidados a participar. O Reino Unido já sinalizou disposição para integrar o conselho, mas Paris decidiu não aderir neste momento.
Trump reagiu rapidamente à posição francesa. Em declarações a jornalistas na Flórida, o presidente afirmou: “Ninguém o quer, porque ele estará fora do cargo muito em breve”, em referência ao presidente Emmanuel Macron.
O líder norte-americano também publicou nas redes sociais uma mensagem de texto que disse ter recebido de Macron — conteúdo posteriormente confirmado por uma fonte próxima ao presidente francês. Na mensagem, Macron questiona: “Não entendo o que você está fazendo na Groenlândia”, além de propor a realização de uma reunião do G7 em Paris após Davos, na tarde de quinta-feira (22).
A tensão diplomática ocorre em meio a divergências crescentes entre Washington e Paris sobre o papel internacional do novo conselho e sobre os limites da influência norte-americana em questões multilaterais.
Apesar das críticas, autoridades francesas indicam que a decisão de não aderir ao conselho pode ser revista futuramente, caso o estatuto seja ajustado para se alinhar às normas internacionais e ao papel das instituições multilaterais.
- Trump lança Board of Peace e mira papel global - 23 de janeiro de 2026 5:08 am
- Japão registra quinto ano consecutivo de déficit comercial - 22 de janeiro de 2026 10:53 pm
- Festival de bonecas Hina encanta visitantes em Shizuoka - 22 de janeiro de 2026 10:46 pm
















