-0 C
Kóka
sexta-feira, 23 janeiro, 2026 11:31: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Trump ameaça tarifas contra França por recusa ao “Board of Peace”

Paris rejeita, por ora, integrar conselho proposto pelos EUA para supervisionar administração em Gaza

spot_img

Washington, Estados Unidos, 21 de janeiro de 2026, Reuters – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou impor tarifas de 200% sobre vinhos franceses, incluindo champanhe, após a França recusar, por enquanto, integrar o chamado “Board of Peace”, órgão proposto por Washington para supervisionar uma administração tecnocrática palestina na Faixa de Gaza.

A iniciativa faz parte da segunda fase do plano de paz anunciado pelos EUA na semana passada. Segundo autoridades norte-americanas, cerca de 60 países foram convidados a participar. O Reino Unido já sinalizou disposição para integrar o conselho, mas Paris decidiu não aderir neste momento.

Fontes próximas ao governo francês afirmaram que o estatuto do conselho “vai além do contexto de Gaza” e levanta “questões importantes sobre o respeito aos princípios e à estrutura das Nações Unidas”.

Trump reagiu rapidamente à posição francesa. Em declarações a jornalistas na Flórida, o presidente afirmou: “Ninguém o quer, porque ele estará fora do cargo muito em breve”, em referência ao presidente Emmanuel Macron.

O líder norte-americano também publicou nas redes sociais uma mensagem de texto que disse ter recebido de Macron — conteúdo posteriormente confirmado por uma fonte próxima ao presidente francês. Na mensagem, Macron questiona: “Não entendo o que você está fazendo na Groenlândia”, além de propor a realização de uma reunião do G7 em Paris após Davos, na tarde de quinta-feira (22).

A tensão diplomática ocorre em meio a divergências crescentes entre Washington e Paris sobre o papel internacional do novo conselho e sobre os limites da influência norte-americana em questões multilaterais.

Apesar das críticas, autoridades francesas indicam que a decisão de não aderir ao conselho pode ser revista futuramente, caso o estatuto seja ajustado para se alinhar às normas internacionais e ao papel das instituições multilaterais.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img