Niigata, Japão, 23 de janeiro de 2026, Kyodo News – A Tokyo Electric Power Company (TEPCO) decidiu desligar o reator nº 6 da usina nuclear de Kashiwazaki-Kariwa, na província de Niigata, após um alarme relacionado ao sistema de barras de controle soar durante o processo de reinício da unidade. O reator havia sido reativado por volta das 19h de quarta-feira (22), quando as barras começaram a ser retiradas para iniciar uma reação em cadeia autossustentável.
O alerta foi registrado por volta de 0h30 de quinta-feira (23), momento em que 52 das 205 barras já haviam sido extraídas. As barras de controle são essenciais para iniciar e interromper a fissão nuclear, e qualquer anomalia em seu monitoramento exige resposta imediata.
A TEPCO informou a Autoridade de Regulação Nuclear e o governo provincial de Niigata sobre a medida. Segundo a operadora, o reator havia atingido uma reação autossustentável e não apresenta anormalidades estruturais. A empresa também afirmou que não há riscos de segurança e que nenhuma alteração foi detectada fora das instalações.
O desligamento ocorre em um momento de atenção redobrada sobre a segurança nuclear no Japão, especialmente após o histórico de incidentes envolvendo sistemas de alarme e monitoramento. A TEPCO conduz agora uma investigação detalhada para identificar a origem da falha e determinar os próximos passos.
- “Monstros de neve” atraem turistas às montanhas de Zao - 14 de fevereiro de 2026 12:13 am
- Ucraniano é banido dos Jogos Olímpicos de Inverso por usar capacete com fotos de atletas mortos pela invasão russa e decisão do IOC gera revolta - 13 de fevereiro de 2026 9:56 pm
- Japão conquista dois bronzes no esqui e snowboard nos Jogos de Inverno na Itália - 13 de fevereiro de 2026 9:03 pm




















