3.7 C
Kóka
sábado, 31 janeiro, 2026 6:30: pm
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Relógio do Juízo Final avança para 85 segundos da meia-noite

Cientistas alertam para riscos crescentes e colapso da cooperação global

spot_img

Chicago, Estados Unidos, 28 de janeiro de 2026, Associated Press – O Relógio do Juízo Final, indicador simbólico criado por cientistas atômicos para medir o quão perto a humanidade está de uma autodestruição global, foi ajustado para 85 segundos antes da meia-noite. O anúncio, feito nesta terça-feira (27), representa o ponto mais crítico desde a criação do relógio em 1947.

A decisão de avançar o marcador em quatro segundos em relação ao ano anterior reflete o acúmulo de ameaças consideradas “apocalípticas” pelos especialistas. Entre elas estão a expansão de arsenais nucleares, o agravamento das mudanças climáticas, o uso inadequado de biotecnologia e o desenvolvimento acelerado e pouco regulado da inteligência artificial.

Os cientistas alertaram que potências como Rússia, China e Estados Unidos têm adotado posturas cada vez mais “agressivas, adversárias e nacionalistas”, contribuindo para o colapso de acordos internacionais essenciais para a redução de riscos existenciais.

Segundo o grupo responsável pelo relógio, a deterioração da cooperação global amplia a vulnerabilidade do planeta diante de crises simultâneas. A presidente e CEO da organização, Alexandra Bell, classificou o momento como uma “policrise”, marcada pela convergência de múltiplas ameaças e pela falta de liderança mundial.

Bell afirmou que “há uma falta gritante de coragem por parte de líderes ao redor do mundo”, mas reforçou que a sociedade civil pode ajudar a “afastar os ponteiros” ao exigir ações concretas para mitigar os riscos globais.

Criado pelo Bulletin of the Atomic Scientists, o Relógio do Juízo Final é atualizado anualmente e serve como alerta sobre o estado da segurança internacional. O avanço para 85 segundos da meia-noite reforça a avaliação de que a humanidade enfrenta um dos períodos mais instáveis e perigosos de sua história recente.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img