Konan, Shiga, Japão, 8 de janeiro de 2025, Rádio Shiga – A Radio Shiga Japan transmitirá, na próxima quinta-feira (15), às 20h no horário de Tóquio e 8h no horário de Brasília, a reprise do programa O Sul em Cima, apresentado por Marcio Celli. A edição especial destaca dois importantes nomes da música brasileira contemporânea: o Projeto Caleidoscópio e a Banda Nave.

Com influências que vão da MPB ao progressivo, passando pelo fusion, jazz e pela sonoridade mineira do Clube da Esquina, o projeto existe desde 1999 e já recebeu reconhecimento de nomes internacionais. Seu primeiro álbum foi prefaciado por Marcus Viana e Annie Haslam, enquanto o segundo foi considerado uma das maiores produções independentes do país. O terceiro disco, Luz e Sombra, lançado em 2023, contou com masterização de Sidney Sohn Jr. e produção de Ricardo Feghali, integrante da banda Roupa Nova.
Entre as faixas que serão apresentadas no programa estão:
- Viajante das Estrelas – part. Milton Guedes
- Os Três – part. Zé Maria Pescador
- Tão Clara – part. Camila Paredes
- Diário de Giz – part. Biafra
- Minas Gerais – part. Marcus Viana e Ricardo Feghali
- Na Varanda – feats Kleiton & Kledir e Marcus Viana
A edição também destaca a trajetória da Banda Nave, que iniciou sua carreira interpretando clássicos do rock progressivo, como Yes, King Crimson e Gentle Giant. Em 1992, o grupo foi convidado pelo produtor Alberto Vanasco a desenvolver um trabalho autoral para integrar a coletânea Tales of Brazilian Rock, lançada em 1993.
Com mudanças na formação, a Nave ganhou projeção ao participar do projeto “Progressivos”, no Centro Cultural São Paulo, em 1994, ao lado de nomes como O Terço, Terreno Baldio e Sagrado Coração da Terra. O primeiro álbum foi lançado em 1996, seguido por apresentações em festivais e casas de shows no Brasil e no exterior.
Em 2007, o grupo lançou o álbum Segredos do Chão, que consolidou sua identidade musical com letras em português e arranjos elaborados. A formação atual reúne Estevão Kalaany, Benigno Sobral Jr, Roger Troyjo, Marcos Vita e Ricardo Stuani.
Entre as faixas do álbum que serão apresentadas no programa estão:
- Sobrevôo – Marcos Vita, Ricardo Stuani e Roger Troyjo
- A Seu Tempo – Marcio Porto, Roger Troyjo e Mauricio Nascimento
- D’Alma – Estevão Kalaany
- Céu de Cachoeira – Estevão Kalaany, Ricardo Stuani e Roger Troyjo
- Águas Claras – Estevão Kalaany e Benigno Sobral Jr
A Radio Shiga destaca que a reprise busca valorizar a diversidade da música brasileira e aproximar artistas independentes do público internacional, especialmente da comunidade lusófona no Japão.
- Jay lança “Graveyard” e destaca nova fase artística - 13 de janeiro de 2026 8:15 am
- Oposição japonesa se prepara para possível eleição antecipada - 13 de janeiro de 2026 6:54 am
- Takaichi e Lee se reúnem em Nara para reforçar laços bilaterais - 13 de janeiro de 2026 6:48 am