Tóquio, Japão, 29 de janeiro de 2026, NHK – Autoridades meteorológicas japonesas emitiram um novo alerta para fortes nevascas ao longo da costa do Mar do Japão, desde o oeste até o norte do país, com previsão de intensificação até sexta-feira (30). A neve também poderá atingir áreas planas da costa do Pacífico, onde o fenômeno é menos comum.
A Agência Meteorológica do Japão informou que um forte padrão de pressão atmosférica de inverno está provocando o aumento da neve nessas regiões. Somente nas seis horas até as 11h desta quinta-feira (29), foram registrados 21 centímetros de neve em Tsunan, na província de Niigata, e 16 centímetros em Tadami, em Fukushima.
O acúmulo já ultrapassa a média anual em diversas localidades. Às 11h, a profundidade da neve alcançava 264 centímetros no distrito de Sumon, em Uonuma (Niigata), 150 centímetros na cidade de Aomori (Aomori) e 78 centímetros no distrito de Imajo, em Minami-Echizen (Fukui).
Nas próximas 24 horas, até a manhã de sexta-feira (30), a previsão indica:
- Até 70 cm de neve em Niigata e Hokuriku;
- 60 cm na região de Kinki;
- 50 cm em Tohoku;
- 40 cm nas províncias de Nagano e Gifu;
- 30 cm no norte de Kanto.
Entre a manhã de sexta-feira (30) e a manhã de sábado (31), são esperados:
- 70 cm de neve em Tohoku;
- 50 cm em Niigata;
- 40 cm em Hokuriku;
- 30 cm em Kinki.
Nuvens de neve mais ativas devem avançar sobre partes de Niigata, Hokuriku e Kinki, provocando acúmulos rápidos em curtos períodos. Regiões do sul de Kanto e Tokai, na costa do Pacífico, também podem registrar neve — inclusive os 23 bairros centrais de Tóquio, onde há possibilidade de neve leve.
As autoridades pedem atenção redobrada para interrupções no tráfego, estradas congeladas, avalanches, quedas de energia e neve caindo de telhados. Há relatos recentes de pessoas que caíram de telhados durante a remoção de neve.
- Trump indica Kevin Warsh para comandar o Federal Reserve - 30 de janeiro de 2026 10:32 pm
- Número de estrangeiros no mercado japonês bate recorde - 30 de janeiro de 2026 9:26 pm
- EUA decertificam aeronaves canadenses em nova escalada - 30 de janeiro de 2026 8:45 pm
















