3.7 C
Kóka
sábado, 31 janeiro, 2026 6:28: pm
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Neve intensa deve atingir regiões costeiras do Mar do Japão

Agência meteorológica alerta para fortes nevascas entre quinta e sexta, com risco de transtornos

spot_img

Tóquio, Japão, 28 de janeiro de 2026, NHK – Autoridades meteorológicas japonesas emitiram um alerta para fortes nevascas previstas entre quinta (29) e sexta-feira (30) nas regiões costeiras do Mar do Japão, especialmente no norte e no oeste do país. A intensificação do fenômeno ocorre devido a um padrão de forte pressão atmosférica típico do inverno.

Segundo a Agência Meteorológica do Japão, a neve já se intensifica na região de Tohoku. Até as 18h desta quarta-feira (27), a acumulação havia atingido 486 centímetros em Sukayu, na cordilheira de Hakkoda, na província de Aomori, e 255 centímetros na cidade de Uonuma, em Niigata — valores que já superam as médias anuais em diversas áreas.

A agência alerta que o padrão de pressão pode se intensificar, trazendo uma massa de ar frio ainda mais forte, o que deve aumentar significativamente o volume de neve entre quinta (28) e sexta-feira (29).

As regiões costeiras do Mar do Japão, de Niigata ao Sanin, devem registrar nevascas pesadas, inclusive em áreas planas. Em Aomori, a neve deve se intensificar entre quarta (27) e quinta-feira (28) devido à passagem de um sistema de baixa pressão.

No período de 24 horas até a noite de quinta-feira (29), a previsão indica:

  • Até 60 cm de neve em Niigata e Hokuriku;
  • Até 50 cm em Aomori;
  • Até 40 cm na região de Kinki.

A partir da noite de quinta-feira (29), há possibilidade de neve e chuva no sul da região de Kanto, com acúmulo nas áreas montanhosas de Kanagawa e arredores.

Para o período de 24 horas até a noite de sexta-feira (30), são esperados:

  • Até 70 cm de neve em Niigata e Hokuriku;
  • Até 50 cm na região de Kinki;
  • Até 40 cm na província de Gifu.

As autoridades alertam para possíveis interrupções no tráfego, risco de avalanches, quedas de energia causadas por acúmulo de neve em cabos e árvores, além de quedas de neve de telhados.

A população é orientada a adotar medidas de segurança ao remover neve, como usar cordas, capacetes e realizar o trabalho em grupo para evitar acidentes.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img