4 C
Kóka
terça-feira, 27 janeiro, 2026 4:44: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Nevascas fortes devem atingir o Japão e causar transtornos

Previsão indica ventos intensos, acúmulo de neve e cancelamentos de voos entre Hokkaido e Tohoku

spot_img

Tóquio, Japão, 20 de janeiro de 2026, NHK – Autoridades meteorológicas japonesas alertam para nevascas intensas que devem atingir áreas do oeste ao norte do país entre quarta-feira (21) e domingo (25). A previsão indica que a combinação de um sistema de baixa pressão com uma massa de ar frio poderá provocar ventos fortes, acúmulo significativo de neve e interrupções no transporte.

A Agência Meteorológica do Japão informou que, nas três horas até as 11h desta terça-feira (20), rajadas de vento chegaram a 118 km/h no Cabo Erimo, em Hokkaido. Em Sakata, na província de Yamagata, foram registrados ventos de 110 km/h, enquanto Iwaki, em Fukushima, registrou 108 km/h.

No mesmo período, a vila de Sarufutsu, em Hokkaido, acumulou 21 cm de neve. Em Nishikawa, Yamagata, e Sekikawa, Niigata, o acúmulo chegou a 19 cm.

A agência alerta para tempestades de neve em Hokkaido e Tohoku, com risco de ondas altas, marés elevadas e impactos severos no transporte terrestre e aéreo.

O padrão climático de inverno deve se intensificar, trazendo neve pesada principalmente ao longo da costa do Mar do Japão, desde o norte até o oeste do país. A formação de nuvens de neve associadas à zona de convergência de ar polar do Mar do Japão (JPCZ) pode elevar rapidamente o acúmulo em regiões como Niigata, Hokuriku, Kinki e Chugoku.

Para as 24 horas até a manhã de quarta-feira (21), são previstos até 50 cm de neve em Hokkaido e Tohoku. Até a manhã de quinta-feira (22), a previsão indica 100 cm em Niigata, 70 cm em Tohoku e Hokuriku, 50 cm em Kinki e 40 cm em Hokkaido, norte de Kanto e Nagano. A precipitação pode aumentar após esse período.

A neve também pode atingir áreas planas da costa do Mar do Japão e até regiões do lado Pacífico, onde o fenômeno é menos comum. Autoridades pedem que a população se prepare para possíveis atrasos, bloqueios de estradas e dificuldades no trabalho de remoção de neve.

Mais de 100 voos foram cancelados nesta terça-feira (20), principalmente em rotas de e para Hokkaido e Tohoku. ANA cancelou 52 voos; JAL, 37; Peach Aviation, 12; Fuji Dream Airlines, quatro; Airdo e Jetstar Japan, dois cada.

As companhias aéreas recomendam que passageiros verifiquem atualizações em seus sites, já que novos cancelamentos e atrasos podem ocorrer caso as condições climáticas piorem.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img