Tóquio, Japão, 23 de janeiro de 2026, Kyodo News – O governo japonês aprovou um plano para aceitar até 1,23 milhão de trabalhadores estrangeiros até março de 2029, por meio de dois programas: um voltado a profissionais qualificados e outro destinado a trainees. As diretrizes setoriais foram formalizadas em reunião do Gabinete nesta sexta-feira (23).
A estratégia combina o atual Sistema de Trabalhadores Habilitados Específicos com o novo Programa de Emprego para Desenvolvimento de Habilidades, que entrará em vigor em 1º de abril do próximo ano. O objetivo é que participantes do novo programa alcancem, em até três anos, o nível técnico exigido para a categoria de trabalhadores habilitados.
O novo programa de treinamento deverá receber 426.200 participantes em 17 setores — dois a menos que o programa de trabalhadores habilitados, excluindo transporte automotivo e aviação.
Segundo o governo, o número máximo de 1,23 milhão foi calculado com base na disponibilidade da força de trabalho doméstica e em projeções de produtividade. A medida busca suprir carências em áreas essenciais da economia japonesa, que enfrenta envelhecimento populacional e escassez de mão de obra.
Após a reunião, o ministro da Justiça, Hiraguchi Hiroshi, afirmou que trabalhará para reformular o programa atual e preparar a implementação do novo sistema, reforçando que a modernização das políticas de trabalho estrangeiro é prioridade para garantir estabilidade econômica e social.
- Nevasca atinge pico no Japão, mas autoridades pedem cautela - 25 de janeiro de 2026 10:00 pm
- Revived Echoes lança “What It Was” com nova identidade sonora - 25 de janeiro de 2026 9:50 pm
- Deslizamento em Java deixa mortos e mais de 80 desaparecidos - 25 de janeiro de 2026 9:02 pm
















