Nova York, Estados Unidos, 13 janeiro de 2026, Associated Press (AP) – Os Estados Unidos condenaram a Rússia durante uma reunião emergencial do Conselho de Segurança da ONU após Moscou lançar, no início deste mês, seu mais recente míssil balístico de alcance intermediário contra a Ucrânia. O episódio reacendeu preocupações internacionais sobre uma possível escalada do conflito, que já se aproxima de quatro anos.
A vice-representante dos EUA na ONU, Tammy Bruce, afirmou que o uso do míssil Oreshnik representa “uma escalada perigosa e inexplicável”, especialmente em um momento em que Washington tenta avançar negociações para encerrar a guerra. Segundo ela, o ataque contradiz os esforços diplomáticos em andamento.
O embaixador da Ucrânia na ONU, Andrii Melnyk, destacou que o míssil é capaz de transportar ogiva nuclear, classificando o ataque como um avanço para “um novo nível de escalada” por parte da Rússia. Ele alertou que a ofensiva amplia o risco para a segurança regional e global.
Os ataques recentes de Moscou contra infraestrutura ucraniana deixaram milhares de civis sem aquecimento, eletricidade e água em pleno inverno rigoroso, agravando a crise humanitária no país.
Já o representante permanente da Rússia na ONU, Vassily Nebenzia, afirmou que os ataques foram uma resposta a uma suposta ofensiva ucraniana contra a residência oficial do presidente russo e outras instalações civis. Ele defendeu que Moscou agiu em retaliação.
A reunião emergencial evidenciou o aumento das tensões entre as potências e reforçou o temor de que o conflito possa entrar em uma fase ainda mais imprevisível, especialmente diante do uso de armamentos de maior capacidade destrutiva.
- França inicia recrutamento para novo serviço militar voluntário - 13 de janeiro de 2026 11:59 pm
- Ex-presidentes do Fed condenam investigação criminal contra Powell - 13 de janeiro de 2026 11:30 pm
- Koizumi pede união no Indo-Pacífico contra intimidações - 13 de janeiro de 2026 11:17 pm

