Crianças participam de evento de caligrafia em Nara

Cerca de 900 alunos criam obras com pincel para celebrar o Ano Novo

0

Kashihara, Província de Nara, Japão, 5 de janeiro de 2026 – Kyodo News – Aproximadamente 900 crianças de escolas primárias e fundamentais participaram de um tradicional evento de caligrafia de Ano Novo em Kashihara, na província de Nara, oeste do Japão. Reunidas em um ginásio da cidade, elas criaram suas primeiras obras do ano com pincel e tinta, seguindo a antiga prática do shodo.

O evento anual é organizado pelo Santuário Kashihara e por um grupo local dedicado à educação em caligrafia. Os participantes receberam temas que evocam o espírito do Ano Novo, como “hatsumode” (primeira visita do ano a um templo ou santuário) e “haru no Yamato” (primavera em Yamato), nome antigo da região de Nara.

Cada criança produziu duas obras e teve que escolher a melhor para submeter. Muitos pediram opinião aos pais na hora da decisão, criando momentos de interação familiar.

“Minha obra ficou melhor do que eu esperava. Vou estudar bastante para entrar em um colégio que ajude a moldar meu futuro.”– Aluna do ensino fundamental

Uma estudante do ensino fundamental escreveu “hatsuhi” (primeiro nascer do sol) e disse que conseguiu fazer os caracteres bem. Outra aluna do ensino médio expressou satisfação com o resultado e motivação para os estudos.

“Escrevi ‘hatsuhi’, o primeiro nascer do sol, e acho que consegui fazer os caracteres bem.”– Aluna do ensino primário

As obras premiadas serão exibidas no Santuário Kashihara entre 13 e 18 de janeiro, permitindo que o público aprecie o talento das crianças e a beleza da caligrafia tradicional japonesa.

Eventos como esse reforçam a transmissão de valores culturais às novas gerações, unindo família, educação e tradição no início de cada ano.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.