-0 C
Kóka
sexta-feira, 23 janeiro, 2026 11:14: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Assassino de Abe diz que já esperava prisão perpétua

Yamagami Tetsuya afirma ter recebido sentença sem surpresa e avaliará possível recurso com advogados

spot_img

Nara, Japão, 22 de janeiro de 2026, NHK – Yamagami Tetsuya, condenado à prisão perpétua pelo assassinato do ex-primeiro-ministro japonês Abe Shinzo, afirmou que já esperava a decisão do tribunal e que discutirá com seus advogados a possibilidade de apresentar recurso nos próximos dias.

A sentença foi proferida na quarta-feira (21) pelo Tribunal Distrital de Nara. Yamagami foi acusado de utilizar uma arma artesanal para matar Abe durante um discurso de campanha em julho de 2022, na cidade de Nara, no oeste do Japão. A promotoria havia solicitado a pena máxima.

Segundo o professor Sakurai Yoshihide, da Universidade de Hokkaido, que encontrou Yamagami por cerca de 20 minutos na Casa de Detenção de Osaka, o réu disse estar “preparado para a prisão perpétua” e não demonstrou insatisfação com o veredito.

Sakurai relatou ainda que Yamagami descreveu o julgamento como “difícil” e aparentava cansaço após o processo. O professor acrescentou que o condenado pretende conversar com sua equipe jurídica já na próxima semana para decidir se recorrerá da decisão.

O caso continua a repercutir no país, tanto pela gravidade do crime quanto pelas discussões sobre segurança em eventos políticos e o uso de armas artesanais. A morte de Abe, figura central da política japonesa contemporânea, segue sendo um marco traumático para a sociedade.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img