3.7 C
Kóka
sábado, 31 janeiro, 2026 6:29: pm
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Academia Pediátrica dos EUA rejeita novas diretrizes do CDC

Entidade manterá calendário vacinal atual e critica mudanças promovidas pelo governo Trump

spot_img

Washington, Estados Unidos, 28 de janeiro de 2026, Associated Press – A Academia Americana de Pediatria (AAP) anunciou que manterá inalteradas suas recomendações de imunização infantil, contrariando a revisão promovida pelo governo do presidente Donald Trump, que reduziu o número de vacinas recomendadas pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) de 17 para 11.

A mudança do CDC, divulgada no início do mês, segue uma diretriz da Casa Branca para alinhar o calendário vacinal dos Estados Unidos ao de outros países desenvolvidos. Entre as vacinas retiradas da recomendação universal estão as de rotavírus e influenza, que passam a ser indicadas apenas para grupos de risco ou mediante orientação médica.

A AAP afirmou que as alterações “contrariam evidências médicas consolidadas” e destacou que 12 organizações de saúde, incluindo a Associação Médica Americana, apoiam a decisão de manter o calendário atual.

Segundo uma organização privada de políticas de saúde, até 20 de janeiro (20), cerca de metade dos 50 estados norte-americanos já havia se desvinculado das diretrizes do CDC, adotando as recomendações da AAP. O movimento evidencia o aprofundamento da divisão partidária no país, com todos os estados governados por democratas rejeitando as novas orientações federais.

Especialistas avaliam que o impasse pode gerar confusão entre profissionais de saúde e famílias, além de ampliar desigualdades regionais no acesso à imunização infantil. A AAP reforçou que continuará defendendo um calendário baseado em “ciência e proteção integral” para crianças e adolescentes.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img