Pequim, Província de Pequim, China, 4 de dezembro de 2025, Xinhua – O presidente da China, Xi Jinping, pediu ao presidente francês, Emmanuel Macron, que apoie os chamados “interesses centrais” de Pequim, em referência à posição chinesa sobre Taiwan. O encontro ocorreu na capital chinesa no dia (4), durante a visita oficial de Macron ao país.
Xi destacou que, independentemente das mudanças no cenário internacional, China e França devem compreender os interesses e preocupações centrais uma da outra, reforçando a necessidade de apoio mútuo.
O pedido de Xi ocorre em meio à campanha chinesa contra declarações da primeira-ministra japonesa, Takaichi Sanae, sobre uma possível emergência envolvendo Taiwan.
O ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, também criticou as observações da líder japonesa em encontro com o chanceler francês, Jean-Noel Barrot, no dia (3).
Além de Taiwan, Xi e Macron discutiram a situação na Ucrânia. Xi reiterou que a China apoia todos os esforços voltados para alcançar a paz, enquanto Macron pediu que Pequim colabore para garantir um cessar-fogo no conflito com a Rússia.
Os dois líderes também concordaram em aprofundar a cooperação bilateral em áreas como inteligência artificial e na conservação de pandas gigantes, símbolo da diplomacia chinesa.
A visita de três dias de Macron à China será concluída na sexta-feira (5), marcando mais um capítulo na relação entre Pequim e Paris em meio às tensões globais.
- EUA pedem que aliados ampliem gastos com defesa - 7 de dezembro de 2025 7:58 pm
- Grande erupção atinge vulcão Kilauea no Havaí - 7 de dezembro de 2025 7:48 pm
- Takaichi visita região atingida por terremoto em 2024 - 7 de dezembro de 2025 7:43 pm

