Niigata, Japão, 18 de dezembro de 2025, NHK – A Tokyo Electric Power Company (TEPCO) estuda reiniciar o reator nº 6 da usina nuclear Kashiwazaki-Kariwa, localizada na província de Niigata, na costa do Mar do Japão. O plano depende da aprovação da população local e pode marcar o primeiro reator da empresa a voltar a operar desde o acidente nuclear de Fukushima Daiichi em março de 2011.
O governador de Niigata, Hanazumi Hideyo, já demonstrou disposição em aprovar a retomada e apresentou um projeto de orçamento suplementar à assembleia provincial em dezembro. A expectativa é que a proposta seja aprovada no dia 22 de dezembro, abrindo caminho para o consentimento oficial junto ao governo central.
Fontes indicam que a TEPCO discute colocar o reator em operação por volta de 20 de janeiro. A companhia solicitará ainda neste mês a análise da Autoridade Reguladora Nuclear, condicionada ao aval da população.
Após a reativação, a TEPCO pretende realizar inspeções adicionais nos equipamentos, com o objetivo de retomar o funcionamento pleno até o fim de março.
Caso seja concretizado, o reinício do reator nº 6 representará um marco para a TEPCO, que busca recuperar credibilidade e avançar na estratégia de diversificação energética do país.
- Murase conquista ouro no snowboard big air nos jogos olímpicos de inverno de Milão-Cortina - 10 de fevereiro de 2026 10:45 pm
- Sony encerrará envios de gravadores Blu-ray no Japão - 10 de fevereiro de 2026 10:41 pm
- Japão deve aderir à iniciativa da OTAN de apoio à Ucrânia - 10 de fevereiro de 2026 10:31 pm
















