-2.4 C
Kóka
segunda-feira, 5 janeiro, 2026 1:22: pm
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Rússia se recusa a entregar consulado após ordem de expulsão da Polônia

Moscou afirma ter direito legal ao prédio em Gdańsk, enquanto autoridades polonesas rejeitam a reivindicação.

spot_img

Varsóvia, Polônia, 28 de dezembro de 2025, AFP – A Rússia se recusa a entregar o prédio que abriga seu consulado em Gdańsk, apesar da ordem do governo polonês para que a instalação fosse fechada após o episódio de sabotagem ferroviária atribuído a agentes que atuavam em nome de Moscou no mês passado. As autoridades russas afirmam ter direito legal à propriedade, argumento rejeitado pela prefeitura da cidade.

O Ministério das Relações Exteriores da Polônia determinou que o consulado encerrasse suas atividades até o fim de 23 de dezembro, com todos os funcionários deixando o país. Moscou, porém, informou que manterá no local um único “funcionário administrativo e técnico” para “garantir a inviolabilidade” do edifício, que considera de sua posse legítima.

A villa localizada na rua Batorego é ocupada por diplomatas russos desde 1951, quando as autoridades comunistas polonesas autorizaram o uso gratuito do imóvel pela então União Soviética. Antes disso, desde os tempos do czar Pedro, o Grande, a Rússia mantinha um consulado em outro ponto de Gdańsk.

Esse antigo consulado foi confiscado pela Alemanha nazista em 1941, após a declaração de guerra contra a União Soviética, e acabou destruído em 1945 durante o avanço do Exército Vermelho sobre a cidade.

“Consideramos este imóvel nossa propriedade”, declarou Andrei Ordash, encarregado de negócios da embaixada russa em Varsóvia. “O prédio foi transferido para nós no início dos anos 1950 como compensação por bens perdidos pela União Soviética durante a guerra.”

As autoridades de Gdańsk, no entanto, rejeitam a interpretação russa e afirmam que o imóvel pertence ao Estado polonês. A disputa adiciona mais um capítulo às tensões diplomáticas entre os dois países, que se intensificaram desde o início da guerra na Ucrânia.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img