Varsóvia, Polônia, 28 de dezembro de 2025, AFP – A Rússia se recusa a entregar o prédio que abriga seu consulado em Gdańsk, apesar da ordem do governo polonês para que a instalação fosse fechada após o episódio de sabotagem ferroviária atribuído a agentes que atuavam em nome de Moscou no mês passado. As autoridades russas afirmam ter direito legal à propriedade, argumento rejeitado pela prefeitura da cidade.
O Ministério das Relações Exteriores da Polônia determinou que o consulado encerrasse suas atividades até o fim de 23 de dezembro, com todos os funcionários deixando o país. Moscou, porém, informou que manterá no local um único “funcionário administrativo e técnico” para “garantir a inviolabilidade” do edifício, que considera de sua posse legítima.
A villa localizada na rua Batorego é ocupada por diplomatas russos desde 1951, quando as autoridades comunistas polonesas autorizaram o uso gratuito do imóvel pela então União Soviética. Antes disso, desde os tempos do czar Pedro, o Grande, a Rússia mantinha um consulado em outro ponto de Gdańsk.
Esse antigo consulado foi confiscado pela Alemanha nazista em 1941, após a declaração de guerra contra a União Soviética, e acabou destruído em 1945 durante o avanço do Exército Vermelho sobre a cidade.
As autoridades de Gdańsk, no entanto, rejeitam a interpretação russa e afirmam que o imóvel pertence ao Estado polonês. A disputa adiciona mais um capítulo às tensões diplomáticas entre os dois países, que se intensificaram desde o início da guerra na Ucrânia.
- Silêncio e incerteza tomam conta das ruas de Caracas - 5 de janeiro de 2026 1:06 am
- EUA dizem que assumirão Venezuela, mas cenário é instável - 4 de janeiro de 2026 11:58 pm
- Kim inspeciona fábrica e pede expansão de produção militar - 4 de janeiro de 2026 10:54 pm
















